Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Estreptococos ou Streptococcus causam diversas patologias

Estreptococos causam diversas patologias e são perigosos à saúde

Podendo ser inofensivo em alguns casos, deve ter a devida atenção para seu tratamento e complicações

Muitas vezes, uma infecção bacteriana não é motivo para grandes preocupações. Porém, no caso do Estreptococos, por exemplo, mulheres grávidas devem estar em alerta.

Normalmente encontrada no sistema digestivo e na região da vagina, a bactéria Estreptococos tem recém-nascidos e gestantes como seu alvo de maior risco.

Estreptococos ou Streptococcus é um gênero de variadas bactérias que pode causar doenças ao ser humano. Conhecida também por Strepto, pode ser evitada e combatida sem grande esforço.

Tipos, grupos e classificações de Estreptococos

Responsável por diversas infecções, o Estreptococo possui um formato arredondado e está presente na flora humano e de vários animais, na boca ou no intestino.

Essas bactérias estão divididas em mais de vinte grupos diferentes, que podem ainda conter uma ou mais espécies. Entre os mais frequentemente encontrados, temos:

Qual o tratamento para Estreptococos?

É extremamente importante que, uma vez que a presença da bactéria for diagnosticada, o tratamento da infecção estreptocócica comece imediatamente.

O procedimento de combate às bactérias não é rigoroso nem complicado. Porém, exige que o paciente siga as instruções do médico à risca.

Por meio de uma antibioticoterapia, ou seja, fazendo uso de medicamentos antibióticos, é possível combate-las. Particularmente, essas categorias costumam ser sensíveis à penicilina e eritromicina.

Riscos dos Estreptococos à Saúde Bucal

Normalmente, o Streptococcus Mutans é contraído ainda na infância. No momento em que ocorre a erupção dos dentes, acontece sua colonização, e é nessa hora que as bactérias se alojam.

Essa contração quando ocorre ainda de forma precoce, normalmente antes da pré-adolescência, apresenta um fator de risco muito maior ao desenvolvimento de cárie.

Ai é que começam os maiores problemas! Pois, se o paciente apresenta um quadro de cárie na presença dessa bactéria, o número de superfícies dentárias afetadas, aumenta.

Podendo ser transmitido também pela mãe, é importante que a prevenção contra os Estreptococos seja feita de maneira efetiva ainda na gravidez. Como exemplo, por meio de exames de urina e cultura para strepto.

Sair da versão mobile