Simpatio
PACIENTES

Estafilococos comprometem a saúde do organismo

Estafilococos comprometem a saúde do organismo

Confira aqui os riscos que os estafilococos trazem para a saúde bucal

Nós já falamos na Simpatio sobre as bactérias, que são microrganismos presentes em todo o nosso corpo, inclusive na nossa boca. Em alguns casos, as elas até ajudam na manutenção do equilíbrio da flora bucal. No entanto, outras, como os estafilococos, podem trazer prejuízos para o nosso organismo.

Esse tipo de bactéria pode ser benigna ou maligna. Por isso, é ideal o diagnóstico certeiro para o tratamento correto das diferentes manifestações dos estafilococos.

Os estafilococos são bactérias Gram-positivas presentes na pele e nas mucosas que podem causar doenças. Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre eles. Vamos começar?

Espécies dos Estafilococos

Há cerca de 40 espécies de staphylococcus, outro nome dado para os estafilococos. No entanto, as principais são:

Riscos da Manifestação Bacteriana

Como já vimos, os staphylococus podem ser benignos ou malignos. Nos casos mais graves, a presença da bactéria no organismo pode causar infecções cutâneas, que podem ser furúnculos ou foliculite, por exemplo.

Desse modo, os principais sintomas manifestados pelos pacientes são:

Além disso, essas bactérias causam intoxicação alimentar. Os sintomas mais frequentes dessa doença são:

Nós já sabemos que a bactéria está presente na pele e nas mucosas. No entanto, quando elas entram em contato com a corrente sanguínea causam a septicemia.

Ela é conhecida como infecção generalizada do organismo e também pode ser chamada de sepse.

Os sintomas variam de acordo com a gravidade do problema. Desse modo, se forem mais abruptos, podem até levar o paciente ao coma. Assim, os principais sintomas são:

Relação Com a Área da Odontologia

Além dos riscos já apresentados, esse tipo de bactéria pode trazer prejuízos para a saúde bucal.

Mas como isso acontece? A resposta é simples: os estafilococos são os responsáveis pela manifestação do abscesso dentário.

O abscesso dentário é o acúmulo de pus no dente ou na gengiva, formando uma espécie de bolsa esbranquiçada. Ele surge por conta de alguma infecção bacteriana que não foi tratada a tempo.

Os principais sintomas do abscesso são:

Caso não tratado corretamente, o abscesso dental evolui para consequências mais sérias, com casos de febres, vômitos e diarreias.

Além disso, se a infecção for ignorada por muito tempo, também podem ser diagnosticados casos de sinusite e osteomielite.

Como é Realizado o Tratamento das Doenças?

Cada quadro clínico exige um tratamento diferente. Por isso, os profissionais precisam descobrir qual é a espécie da bactéria e, assim, escolher pelo melhor tratamento.

Normalmente, os antibióticos são usados no tratamento para combater os estafilococos. No entanto, a penicilina e antissépticos também são opções. Por isso, fique atento às recomendações do profissional.

Sair da versão mobile