Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Espelho de dentista é fundamental no atendimento

Espelho de dentista é fundamental para o atendimento

O formato do espelho ajuda a visualizar a boca de um paciente

Ao longo do tempo, diversas ferramentas foram criadas para facilitar e otimizar o trabalho dos dentistas. O espelho de dentista é uma delas.

Você sabia que o espelho de dentista é uma das ferramentas mais utilizadas durante um atendimento e pode ter em diferentes tamanhos?

O espelho odontológico auxilia o profissional a visualizar de maneira completa e integral a boca do paciente. Isso proporciona a identificação e reconhecimento de possíveis problemas dentais.

É através do espelho odontológico que um cirurgião-dentista pode, por exemplo, descobrir a existência de uma cárie nos dentes localizados ao fundo da arcada dentária.

Formato do espelho de dentista

A ferramenta conta com uma cabeça circular e plana, onde fica localizado o espelho, e um cabo. Além disso, seus tamanhos são divididos por números.

Os espelhos bucais de tamanho 4 e 5 os mais utilizados em procedimentos e atendimentos odontológicos.

Em geral, os equipamentos de números menores ganham utilidade em atendimentos à crianças muito pequenas ou trabalhos com isolamentos absoluto.

A técnica do isolamento absoluto é utilizada para conseguir a mais alta qualidade dos aparelhos de restauração dentária, evitando o contato entre a umidade da boca e os tecidos moles do paciente.

Funções do espelho de dentista

Seu formato plano ou côncavo serve para aumentar a imagem refletida, possibilitando que o profissional tenha uma visão ainda mais ampla da boca do paciente.

Desse modo, fornecer a visão indireta é a principal função do espelho do dentista. Ela se faz necessária nas partes da boca difíceis ou impossíveis de enxergar.

Um exemplo delas é a superfície lingual dos dentes incisivos. Além disso, algumas áreas da boca, apesar de serem visíveis, não contam com iluminação suficiente para serem analisadas.

Assim, o espelho bucal é utilizado como uma maneira de refletir a luz sobre essas regiões da boca. Isto se torna mais útil ainda se o espelho é simultaneamente utilizado para a visão indireta área obscurecida.

Fora isso, a ferramenta também é utilizada para retrair tecidos moles, como a língua ou bochechas, possibilitando assim uma melhor visualização do dente.

A falta de um espelho de dentista em um consultório odontológico traria grandes complicações para o profissional ao realizar o atendimento.

Isso porque a ferramenta possibilita uma forma mais confortável para o profissional posicionar seu corpo.

Desse modo, uma postura desconfortável, se adotada diariamente, pode provocar problemas crônicos na coluna vertebral.

Outras ferramentas do consultório odontológico

Todas essas ferramentas, juntas ao espelho de dentista, se mostram essenciais para o bom atendimento odontológico. Contudo, é essencial lembrar que elas devem estar devidamente limpas e higienizadas.

Sair da versão mobile