Ícone do site Simpatio
CLÍNICAS

Ergonomia é essencial para o trabalho do cirurgião-dentista

Ergonomia é essencial para o trabalho do cirurgião-dentista

Confira a relação da ergonomia com a área da odontologia

Faz parte da rotina do cirurgião-dentista realizar muitos procedimentos odontológicos todos os dias. No entanto, é preciso cuidado. Isso porque o conforto e a segurança do profissional não podem ser deixadas de lado. Assim, para contornar essa realidade, surge uma alternativa: a ergonomia.

Ela entra no campo odontológico para tentar diminuir os estresses mentais e físicos dos dentistas. Além disso, tem três classificações. Mas, afinal, o que é a ergonomia?

A ergonomia é uma área de especialização que procura entender as relações dos profissionais com o seus locais e sistemas de trabalho, como equipamentos. Assim, ela busca otimizar as condições de trabalhos por meio de métodos e tecnologias.

Áreas de especialização ergométricas

As três classificações da área ergométrica são:

Riscos de não incorporar a ergonomia na rotina

Alguns dos problemas que podem acabar se manifestando caso o profissional não incorpore a ergonomia no trabalho são:

Como posso aplicar a ergonomia no meu trabalho?

Para o conforto e segurança ergonômica, você pode aplicar algumas dessas dicas que sugerimos:

Formação acadêmica do Dentista

Dentro da faculdade de odontologia, o futuro profissional estuda estruturas bucais, como os dentes, a boca e os ossos da face.

No ambiente universitário, é ensinado como fazer prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças orais. Ainda, o estudo pode ser focado em questões estéticas.

A duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todos os cursos presenciais. As aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.

Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça um TCC, também conhecido como trabalho de conclusão de curso.

Caso você opte por fazer o curso em uma instituição privada, a maioria delas custa em média R$1700,00 por mês. Mas, fique atento para as bolsas universitárias e programas de financiamento.

Quando você finalizar a faculdade e já estar com seu diplomas, você pode atuar como um dentista generalista. Assim, atendimentos clínicos e tratamentos que são básicos serão a sua área de atuação.

Agora que você sabe tudo sobre a importância da ergonomia em odontologia, não deixe de aplicar os cuidados ergométricos na sua rotina!

Assim, a partir da ergonomia, você garante uma segurança e conforto em qualquer área da profissão.

Sair da versão mobile