Os sintomas da dor no maxilar podem variar de acordo com a causa
Abrimos e fechamos a boca para realizar inúmeras ações importantíssimas ao nosso dia a dia, como comer, beber e falar. Mas, quando esse movimento rotineiro e simples se torna um incômodo ou ocasiona dor no maxilar, é sinal que algo está errado.
Caso essa dor no maxilar piore, tarefas insubstituíveis podem se tornar verdadeiras torturas na nossa rotina. Por isso, é necessário procurar a ajuda de um profissional para resolver esse problema da melhor maneira possível.
A dor no maxilar normalmente é fruto de uma anormalidade na ATM e costuma ser descrita como latejante e bastante desconfortável. Pode ser súbita ou começar suavemente, e se tornar cada vez mais intensa. Entretanto, os sintomas variam, dependendo da sua causa exata.
Vamos conhecer algumas das causas mais comuns para esse desconforto.
Principais causas para dores no maxilar
Bruxismo
É o nome dado a ação de apertar ou ranger os dentes sem que a pessoa esteja mastigando. Além de causar inúmeros problemas nos dentes, é um dos principais responsáveis pelo desencadeamento das dores no maxilar.
A ação de ranger os dentes ocorre por questões de estresse ou durante o sono, onde o indivíduo não tem consciência do que está fazendo.
Para prevenir essa movimentação involuntária, é recomendado aprender técnicas de relaxamento que auxiliam no controle da tensão muscular na mandíbula.
O que também pode ajudar é a utilização de um protetor bucal noturno ou placa de bruxismo. Afinal, ele pode reduzir drasticamente os efeitos nocivos de travamento ou rangido dos dentes.
Osteomielite
Trata-se de uma infecção que afeta principalmente os ossos. Ela tende a atingir a articulação temporomandibular, causando dor no maxilar perto do ouvido, febre e inchaço facial.
Esse quadro é passível de tratamento. Ele pode ocorrer pelo uso de alguns antibióticos ou, em casos mais alarmantes, um procedimento cirúrgico para remover as áreas de ossos afetadas pela infecção.
Disfunções temporomandibulares ou DTM
Fora a dor no maxilar e no pescoço, esse transtorno também faz com que a mandíbula emita um estalo quando a pessoa abre a boca ou mastiga.
Nos casos mais graves, a DTM pode até causar a travamento permanente da mandíbula na posição aberta ou fechada.
Não há uma cura específica para a DTM, mas existem diferentes tratamentos que podem reduzir dramaticamente os sintomas da anomalia.
Causas da dor maxilar relacionadas a condição dentária
Outras causas de dor no maxilar incluem doença periodontal, cárie ou abscessos.
Embora, muitos desses quadros não afetem diretamente a estrutura, a dor pode se irradiar para o maxilar. Para combater tal problema, o aconselhável é realizar a higiene bucal corretamente.
Abcesso dentário
O abscesso dentário é o resultado da infecção da polpa ou do nervo do dente. Geralmente ele ocorre quando uma cárie dentária ficou sem tratamento por um longo período.
Quando as bactérias da infecção começam a se disseminar pelo canal do dente, elas também podem atingir os tecidos ósseos abaixo, causando dor intensa, que podem se irradiar.
Exames dentários regulares e tratamento imediato de quaisquer cárie é a melhor maneira de se evitar esse problema.
Outras causas para a dor no maxilar
Além dessas razões mais tradicionais, a dor no maxilar ainda pode ser ocasionada pela neuralgia do trigêmeo, fibromialgia, sinusite, mastoidite, otite, entre outras patologias.
É necessário procurar por um profissional, como um cirurgião buco-maxilar ou um cirurgião crânio-maxilo-facial para entender melhor o motivo da dor no maxilar e buscar o tratamento ideal para o problema.