Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Dia Nacional da Saúde Bucal: conheça sua importância

Dia Nacional da Saúde Bucal: conheça sua importância

O Dia Nacional da Saúde Bucal é uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de ter uma boca saudável

O Dia Nacional da Saúde Bucal é celebrado no dia 25 de outubro e foi criado pelo Ministério da Saúde.

A prevenção de doenças bucais é um dos objetivos do Dia Nacional da Saúde Bucal, já que muitas pessoas negligenciam a higiene e facilmente podem desenvolver cárie, doenças periodontais ou até mesmo patologias mais graves, como o câncer de boca.

O Dia Nacional da Saúde Bucal foi instituído pela Lei nº 10.465/2002 e tem como intuito evidenciar a importância da saúde bucal, o dever de realizar uma boa higienização e, como dissemos, notabilizar a relevância de prevenir doenças na boca.

Os cuidados fundamentais propostos pelo dia da saúde bucal envolvem a utilização correta da escova de dente, para que não prejudique os tecidos gengivais, por exemplo, o uso rotineiro do fio dental e a escovação da língua.

E tudo isso deve ser feito sempre após as refeições, antes de dormir e ao acordar.

A boca exerce funções indispensáveis para o corpo. Ela é responsável pela fala, pela mastigação e pela respiração. E por conta essas atividades, ela acaba facilmente entrando em contato com bactérias e microrganismos, que podem trazem prejuízos à saúde.

Por isso, uma ótima limpeza bucal reduz o risco de desenvolvimento de problemas na boca e no dente. As atividades de escovação visam retirar a placa bacteriana dos dentes, que é o principal agente responsável pelas disfunções.

É importante ressaltar que nossos hábitos do cotidiano estão diretamente relacionados com distúrbios.

Dieta balanceada

Os especialistas recomendam que nossa dieta deve ser balanceada, não só por manter nosso organismo saudável, mas também porque isso impacta direto na integridade dos dentes.

Açúcares e alimentos ácidos são os vilões das estruturas dentárias. Eles aumentam a incidência de cárie e erosão ácida, por exemplo.

Principais problemas

Cárie

A cárie é uma forma de deterioração dos dentes, que prejudica a saúde dentária, representando uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias. Então, dependendo da profundidade que alcança, ocasionam em dor e desconforto.

Erosão ácida

É a perda de esmalte do dente. Ou seja, a deterioração de sua superfície pela presença de ácidos na boca. Ela ocorre por meio da ação de dois agentes, os ácidos que ingerimos e os que estão presentes no nosso corpo, como os do estômago.

Afta

A afta é uma pequena ferida que se forma dentro da boca. Seu formato é arredondado, com centro amarelado ou esbranquiçado e vermelhidão ao redor.

Mau hálito

O mau hálito é aquele cheiro desagradável exalado pela boca. É preciso saber que não é uma doença ou uma anomalia, mas um indício de que algo não está correto no organismo. Normalmente, está atrelado à má limpeza bucal.

Gengivite

É a inflamação da gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Ela resulta em dor, vermelhidão, inchaço e sangramento.

Periodontite

A periodontite é a evolução da gengivite. Ela compromete todos os tecidos que dão suporte ao dente, afetando ossos e ligamentos. Isso pode motivar a queda dos dentes.

Consulta de rotina

É na consulta de rotina que os dentista identificam possíveis problemas e evitam quaisquer complicações.

Essa consulta pretende avaliar o estado da saúde bucal do paciente. Ela deve ser feita de 6 em 6 meses, pelo menos.

Portanto, o Dia Nacional da Saúde Bucal não pode ser levado apenas como um dia qualquer. Devemos entender qual é sua motivação e estender sua causa para nossa rotina, à procura de uma saúde adequada e evitar problemas.

Sair da versão mobile