Entenda como o procedimento é realizado e qual a sua importância
Certas infecções e problemas que ocorrem na cavidade oral nem sempre ficam restritos a este local. Eles também pode prejudicar outras partes do corpo e do nosso organismo. Por isso, especialistas criaram uma técnica chamada de descontaminação de boca.
Muitas vezes, a descontaminação da boca é realizada, inclusive, quando o paciente já está em estado grave, em uma UTI por exemplo. Assim, podemos destacar a importância do dentista nessas horas, sendo o único profissional a tratar corretamente da cavidade oral dos pacientes que se encontram nesse estado.
Descontaminação da boca é o processo de inspeção, descontaminação e controle infeccioso dos lábios, cavidades bucais e suas estruturas em um paciente necessitado.
Objetivos da descontaminação da boca
O procedimento de descontaminação oral possui como principais finalidades:
- A umectação dos tecidos intra e peribucais;
- Redução da colonização microbiana da cavidade bucal e orofaringe,da contaminação da traqueia e dos riscos de pneumonia nosocomial e sepse.
Qual profissional pode executar o descontaminação da boca?
Como já dissemos, o profissional mais adequado para a realização desse procedimento tão importante é um dentista de confiança.
Entretanto, em algumas ocasiões, a descontaminação de boca toda pode ser feita por um estomatologista ou até mesmo um técnico de enfermagem.
Quais materiais são necessários para a realização a descontaminação?
Agora iremos citar os equipamentos necessários para a realização da descontaminação de boca em pacientes. São eles:
- Equipamento de proteção individual completo referente ao paciente que será atendido;
- 30 ml de solução de clorexidina 0,12%;
- 3 cm lineares de gel umectante para a mucosa oral;
- Copos descartáveis, para acomodar as soluções e para que o paciente possa cuspir quando não houver sistema de aspiração;
- 1 escova de dentes com cerdas macias;
- 1 boneca de gaze confeccionada conforme a padronização necessária;
- 1 dispositivo abridor de boca;
- 1 abaixador lingual descartável;
- 10 unidades de compressa de gaze;
- 1 sugador de saliva;
- 1 sonda de aspiração traqueal;
- 1 flaconete com 10 ml de água ou soro fisiológico.
Como a descontaminação bucal é realizada?
Inicialmente, o profissional responsável pelo procedimento deve umectar a mucosa labial e os tecidos orais circundantes.
Em seguida, é necessário utilizar o dispositivo abridor de boca. Isso serve para garantir o acesso total do profissional a região infectada e possa trabalhar com maior eficácia, solucionando o problema do paciente.
O próximo passo é realizar a aspiração de toda a boca. Em pacientes entubados, muitas vezes é necessário introduzir a sonda aspiradora dos dois lados do tubo orotraqueal.
Após a aspiração, é necessário higienizar a cavidade oral do paciente com a escova macia embebida na solução de clorexidina. O ideal é realizar a escovação de maneira bem suave.
Mais adiante, o profissional deve embeber a boneca de gaze também na solução de clorexidina, utilizando-a para descontaminar a gengiva, bochecha e toda a mucosa oral do paciente.
O procedimento também deve ser efetuado no tubo orotraqueal e na língua. Por fim, é necessário umectar toda a camada acessível da mucosa oral, inclusive a língua.
Assim, é possível que o responsável realize uma adequada descontaminação da boca de seu paciente, proporcionando uma melhoria em seu quadro de saúde e na sua qualidade de vida.