Simpatio
PACIENTES

Conheça o Dente de Turner, suas causas e tratamentos

Conheça o Dente de Turner, suas causas e tratamentos

A doença pode deixar os dentes fracos e mais suscetíveis ao desenvolvimento de problemas bucais

A síndrome do dente de Turner se destaca no meio odontológico, sendo uma das anormalidades cromossômicas mais comuns.

Entretanto, ao contrário de outras patologias que costumam afetar diversos dentes, o Dente de Turner geralmente acomete apenas um.

O Dente de Turner ocorre quando um dente permanente sofre hipoplasia do esmalte. Na maioria das vezes, ela é causada por uma infecção ou inflamação periapical do dente de leite que ocupava aquele espaço anteriormente.

O que é hipoplasia do esmalte?

A hipoplasia do esmalte é uma doença que não permite a formação completa do esmalte do dente. O esmalte é a estrutura dura, a barreira que protege nossos dentes de muitas doenças.

Logo, quando essa barreira enfraquecida, estamos sujeitos a muitas doenças e a perda do dente.

Pessoas com hipoplasia dentária podem viver normalmente, mas devem tomar cuidados redobrados com a saúde bucal. A higienização deve ser exemplar e suas idas ao dentista mais frequentes.

Também pode ser necessário fazer alguns tratamentos ao longo do tempo. É importante lembrar que os dentes ficarão frágeis para sempre.

Existem alguns sintomas que podem indicar a hipoplasia do esmalte, como manchas brancas ou acastanhadas no dente e o aparecimento de outras doenças, como a cárie.

Por que Dente de Turner?

Henry Turner foi o primeiro a observar a alteração do esmalte dentário em dentes permanentes inferiores.

Assim, ele relacionou essa hipoplasia a um processo inflamatório severo nos dentes decíduos predecessores, e ela ficou conhecida como hipoplasia de Turner ou dente de Turner.

Uma vez que ocorre infecção, devido à presença de cárie  no dente decíduo e o sucessor permanente está em formação, a infecção bacteriana pode envolver o tecido periapical. Assim, a camada ameloblástica da dentição permanente é alterada, o que resulta em uma coroa dentária hipoplásica.

Os principais dentes atingidos são os incisivos permanentes superiores e os pré-molares superiores e inferiores. Clinicamente, a síndrome de Turner apresentam dimensão reduzida.

O defeito no esmalte pode variar, proporcionando ranhuras imperceptíveis, manchas esbranquiçadas até uma coloração amarela com irregularidades na coroa do dente. Isso também pode causar alta sensibilidade dentinária.

Dente de Turner tem tratamento?

Os tratamentos dependem do grau da doença. Por isso, é importante que todos eles sejam feitos com um profissional da área. Logo, não aposte em tratamentos caseiros sem que haja acompanhamento de seu dentista de confiança.

Aqui iremos listar as principais maneiras de combater ou tratar essa alteração do esmalte dentário:

Lembre-se, caso você possua dente de Turner o melhor tratamento é uma higiene bucal exemplar. Assim você evita outros problemas provenientes dessa doença, além de manter uma boa saúde bucal.

Sair da versão mobile