Resiliência é essencial para enfrentar cenário de crise econômica na odontologia
Quando um país passa por uma crise econômica, muitas são as consequências. Juros altos, diminuição da taxas de lucro das empresas e desemprego. Para o profissional liberal, como o dentista, o cenário não é diferente. A renda diminui e atrair pacientes tornar-se uma tarefa cada vez mais complicada.
Se não souber lidar com um contexto de crise econômica, o dentista pode sofrer inúmeros prejuízos e, no pior dos casos, levar o consultório à falência.
A crise econômica provém do declínio da atividade econômica de um país, que, por sua vez, pode ter várias razões como causa. Trata-se de um processo considerado normal no sistema capitalista, uma vez que, embora tenha períodos de estabilidade, a tendência é haver períodos voláteis, envolvendo queda e alta da economia.
Qual o impacto da crise econômica no setor odontológico?
O maior e mais temido impacto de uma crise econômica no setor é o desemprego na odontologia. Isso porque o aumento do preço de produtos torna-se iminente, o que obriga os consumidores a selecionar melhor qual é o destino de sua renda.
Com isso, é comum que o consumidor diferencie o essencial do supérfluo a fim de reduzir suas despesas. Nesse contexto, o serviço odontológico muitas vezes deixa de ser prioritário, causando a crise na odontologia.
Com a crise econômica na odontologia, o dentista precisa rever sua forma de atuação e suas estratégias para esquivar-se de recessão. Mas o que fazer?
Quais orientações o dentista deve seguir para enfrentar os momentos de crises econômicas?
Enfrentar uma crise financeira não é um tarefa fácil. Para lidar com esses tempos de crise, é preciso que o dentista adapte e aperfeiçoe a gestão do seu consultório ou de sua clínica.
Apesar de ser impossível prever uma receita para enfrentar a crise, visto que cada profissional atua sob recursos e circunstâncias distintas, há algumas orientações fundamentais para driblar a recessão.
Confira as principais recomendações para lidar com a crise no consultório odontológico:
- Controle financeiro
- Planejamento
- Redução de despesas
- Aperfeiçoamento profissional
- Marketing
- Resiliência
Controle financeiro
A primeira e mais básica orientação é o controle financeiro. Somente dessa forma você poderá restabelecer as finanças do seu negócio.
Essa recomendação serve, inclusive, para todos setores de atividade de trabalho, e não apenas para os profissionais de saúde bucal.
Então, o dentista deve mensurar os gastos fixos, como energia, água e luz, registrando-os em planilhas.
Planejamento
Com um controle financeiro estabelecido, há a possibilidade do dentista começar a planejar melhor seus gastos.
O planejamento é uma prática fundamental para enfrentar os momentos de crise. Por meio dele, o dentista é capaz de criar ações para aumentar sua receita, enxergando quais são as principais necessidades do consultório ou da clínica odontológica naquele momento.
Se não for possível aumentar a renda, o planejamento será importante ao menos para tentar mantê-la. Dessa forma, o dentista pode encontrar um plano B para equilibrar suas contas.
Redução de despesas
Quando o profissional cria um planejamento, começa a enxergar a possibilidade de redução das despesas como forma de equilibrar essas contas.
Assim, algumas medidas que podem ser tomadas envolvem a procura de insumos, de recursos e de equipamentos alternativos que requerem menos gastos.
Da mesma forma, medidas mais simples, como desligar luzes desnecessárias e reduzir o uso do ar condicionado, podem fazer a diferença no final do mês!
Se seu consultório tiver muitos funcionários, vale colocar lembretes pelo local para evitarem desperdícios.
Aperfeiçoamento profissional
Frente a uma crise econômica, é possível que o profissional note quedas no número de paciente e, consequentemente, na renda do consultório. No entanto, é preciso manter a calma nesses momentos.
Uma ótima dica é investir em seu aperfeiçoamento pessoal, por meio de leituras e de estudos.
O dentista deve analisar a estratégia de atuação que tem praticado e se é realmente sua melhor alternativa.
Marketing
Momentos de crise demandam mudanças na forma de lidarmos com o dinheiro. Então, é preciso pensar na maneira de nos relacionarmos também com os pacientes, pois a fidelização e a captação são essenciais para enfrentar a crise.
Por isso, o marketing torna-se uma ferramenta imprescindível para aumentar a visibilidade do negócio e alcançar os pacientes.
Mas diante de um cenário de crise na economia, sabemos que não é possível investir muito nessa área, mesmo que seja primordial. Assim, o profissional deve explorar outros recursos do marketing.
Isso quer dizer que a recepção do consultório deve ter uma atenção especial. É preciso saber acolher os pacientes e dar a devida atenção, além de manter o ambiente limpo, confortável e climatizado.
Vale agradar os pacientes com mensagens personalizadas e brindes, como kits de higiene.
Outra estratégia é fornecer desconto e adequação de valor para caber no orçamento dos pacientes.
Resiliência
Por fim, enfrentar uma crise econômico exige resiliência por parte do profissional. A situação não é fácil, mas é preciso persistir e manter-se confiante.
Não dê mais importância aos erros do que aos acertos. As falhas e as dificuldades fazem parte do processo de melhoria e são fundamentais para o sucesso.
Enfrentar cenários como os de crise econômica demandam uma gestão eficiente e assertiva por parte do empreendedor.