Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Criptite pode ser decorrente de doenças inflamatórias intestinais

Boca aberta aparecendo os dentes, a língua e o início da garganta.

Casos graves de criptite demandam tratamento cirúrgico

Muitas doenças crônicas, mesmo que não estejam diretamente relacionadas à cavidade bucal, podem causar manifestações orais, como é o caso da doença de Crohn. Ela, especificamente, também atinge outras áreas do corpo, como o ânus, causando a criptite.

Mas você sabe o que é criptite?

A criptite é a inflamação das criptas anais – também conhecidas por criptas de Morgagni. Por sua vez, as criptas anais são pequenas depressões onde desembocam os ductos das glândulas anais.

Essa inflamação pode ser muito comum em casos de doenças inflamatórias intestinais, uma vez que os sintomas decorrentes dessas doenças podem ter ligação direta com o ânus.

A criptite é definida como aguda ou crônica. Enquanto a criptite aguda é comum nos casos de infecção por bactérias, de reações alérgicas ou de traumatismos, a criptite crônica aparece principalmente em situações que a fístula já está estabelecida, formando o orifício primário.

A inflamação das criptas anais também resulta na consequente inflamação das papilas anais, processo conhecido como papilite.

Quais são as causas da criptite?

Os processos inflamatórios das criptas são frequentes e podem significar fase inicial de outras afecções inflamatórias locais. Assim, as principais causas para a inflamação são:

Doenças inflamatórias intestinais podem ter manifestações orais?

Como já dissemos anteriormente, a inflamação das criptas anais podem estar diretamente relacionadas às doenças inflamatórias intestinais, já que essas, normalmente, atingem todo o sistema digestivo, desde a boca até o ânus.

Quando falamos de doenças inflamatórias intestinais, englobamos duas doenças inflamatórias crônicas que envolvem o trato gastrointestinal: a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

A lesão de cripta (criptite) e os abscessos crípticos costumam ser comuns nos dois casos. Na doença de Crohn, por exemplo, é a ocorrência mais precoce da patologia.

Mas, apesar dos sintomas intestinais serem predominantes, algumas manifestações orais também são comuns durante o curso da doença.

Dentre as manifestações orais da doença inflamatória intestinal podemos citar:

Quais são os sintomas da criptite?

Voltando a falar da criptite, é comum que haja alguns sintomas que caracterizam esse tipo de inflamação. Como:

Há tratamento para criptite?

Embora seja comum que as criptites regridam espontaneamente, isto é, sem tratamento médico, é necessário, sobretudo nos quadros graves, tratar clinicamente a condição.

Para tratar o problema, é possível:

Os casos graves, que não melhoram clinicamente, podem demandar tratamento cirúrgico.

O procedimento consiste na exploração, com estilete, da cripta anal, drenando toda a secreção purulenta.

Para a realização de qualquer tratamento para a criptite, é necessário orientação médica. Da mesma forma, o acompanhamento odontológico também é necessário, já que o paciente com doenças inflamatórias intestinais tende a apresentar manifestações bucais.

Sair da versão mobile