Primeiro passo para tratar a sensibilidade é consultando um dentista
Já sentiu aquela dorzinha aguda nos dentes após tomar uma água bem gelada ou um cafezinho quente? Essa pode ser uma sensação familiar para milhares de pessoas, e a solução mais comum para esse problema é o creme dental para dentes sensíveis. Mas será que funciona mesmo?
Apesar de comum, a depender do grau, nem sempre a sensibilidade dentária pode ser considerada normal. Nesse contexto, o uso do creme dental para dentes sensíveis pode ajudar a resolver o problema, mas a consulta odontológica é essencial para investigar o caso.
O creme dental para dentes sensíveis é um produto formulado especialmente para neutralizar a hipersensibilidade dos dentes. Para isso, sua formulação conta com agentes químicos que se depositam na entrada dos canalículos dentários, inibindo a dor.
Quais são as causas da sensibilidade dentinária?
A sensibilidade nos dentes é uma condição que, geralmente, se desenvolve com o decorrer do tempo.
Essa sensibilidade decorre do desgaste do esmalte do dente e da exposição da dentina, parte interna do elemento dental. Quando a dentina fica exposta, é habitual ficar com os dentes sensíveis, pois os nervos do centro do dente são ativados com mais facilidade.
As principais causas relacionadas à sensibilidade são:
- Bruxismo;
- Força demasiada na escovação;
- Refluxo gastroesofágico (que aumenta a acidez da boca);
- Consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas;
- Uso de creme dental muito abrasivo;
- Gengivite;
- Retração gengival.
O que fazer para acabar com a sensibilidade nos dentes?
Mas, para quem sofre com esse problema, a pergunta que fica é: o que fazer para acabar com a sensibilidade nos dentes?
Como dissemos, a pasta para dentes sensíveis pode ser uma solução muito rápida, mas a causa para a condição pode variar, demandando a investigação de um dentista.
Por exemplo, se a origem da sensibilidade for uma doença periodontal como a gengivite, o problema jamais será resolvido sem o devido tratamento odontológico.
Portanto, o primeiro passo para se livrar do problema é consultando um profissional. O dentista irá fazer o diagnóstico e instruir o paciente da melhor forma sobre como cuidar de dentes sensíveis.
Qual o melhor creme dental para dentes sensíveis?
Depois do diagnóstico e da indicação do tratamento correto, o creme dental para dentes sensíveis pode ser usado com um complemento.
Dentre as marcas de produtos de higiene bucal mais conhecidas e respeitadas do mercado, algumas possuem cremes dentais específicos para tratar a sensibilidade dentária.
Para saber qual o melhor creme dental para dentes sensíveis, na verdade, é preciso experimentar e ver qual se adapta melhor às suas necessidades, já que cada corpo funciona de uma maneira diferente.
São boas opções:
- Colgate Sensitive Pro Alívio Reparação Completa: oferece alívio imediato para dentes sensíveis;
- Oral-B Pro-Saúde Sensi-Alívio: protege contra erosão de esmalte e sensibilidade;
- Sensodyne Rápido Alívio: promete alívio rápido e proteção duradoura contra a sensibilidade.
Vale lembrar que até mesmo a escolha do creme dental para dentes sensíveis deve ser mediada pelo dentista, pois ele saberá a razão do problema e poderá indicar a que mais se encaixa ao seu caso.