As cerdas da escova de dentes podem servir como depósito de microrganismos
Todo mundo sabe que a função da escova de dentes é limpar os dentes. Mas você sabia que para continuar cumprindo bem seu papel a escova também precisa ser limpa? Por isso, alguns cuidados, como desinfetar a escova de dente, são essenciais para manter o utensílio eficiente.
É comum guardarmos nossa escova no banheiro quando estamos em casa. No entanto, o banheiro é um local onde há grande concentração de bactérias e, portanto, certos cuidados, como desinfetar a escova de dente, se faz uma necessidade, mesmo que ela esteja conservada em local fechado.
Você sabe como desinfetar a escova de dente? A limpeza deve ser feita diariamente após seu uso. A desinfecção pode ser realizada com produtos especiais ou até mesmo com os próprios produtos de higiene bucal.
Por que é importante manter a escova de dentes desinfetada?
Como já dissemos, o próprio ambiente onde a escova de dentes é guardada pode contaminá-la, especialmente se esse lugar for o banheiro.
Quando acionamos a descarga com a tampa do sanitário aberta, por exemplo, as bactérias podem circular no ambiente por horas, infectando a escova. Por isso, é comum pesquisas detectarem a presença de fungos, vários tipos de bactérias e até de coliformes fecais nas cerdas de escovas expostas nesse ambiente.
Além disso, as cerdas das escovas servem como um ótimo reservatório para esses microrganismos, já que ela está constantemente úmida.
Esse fator pode ser um agravante para a transmissão de bactérias e de vírus existentes na própria cavidade bucal, como os microrganismos da hepatite B e C e o vírus da gripe, por exemplo. Portanto, além de desinfectada, a escova jamais deve ser emprestada.
Vale mencionar que certos tipos de microrganismos podem sobreviver na cerdas da escova por até 7 dias. Assim, limpar a escova de dentes corretamente após o uso é um meio de mantê-la sempre limpa.
Como higienizar e guardar a escova de dente?
Para manter a escova sempre em ótimo estado, é preciso saber como higienizar e guardar a escova de dente de forma correta, evitando o depósito e proliferação de fungos, bactérias e vírus. Mas você sabe como limpar a escova de dentes?
Há duas maneiras de manter a escova devidamente desinfetada, por meio de produtos especias para essa função ou dos próprios produtos de higiene bucal.
A primeira opção é realizar a limpeza com uma substância chamada gluconato de clorexidina 0,12%. Esse produto antimicrobiano pode ser encontrado em farmácias.
A segunda opção é utilizar o próprio enxaguante bucal para limpar as cerdas da escova de dentes. Por causa da sua ação antibacteriana, é ideal para manter as cerdas livre de bactérias.
Veja a seguir algumas dicas para desinfetar a escova de dentes usando esses dois produtos:
Com o gluconato de clorexidina
- Após finalizar a escovação, enxague bem a escova, a fim de retirar todo resíduo do creme dental e possíveis restos de alimentos;
- Passe o produto por toda a cabeça da escova;
- Antes da próxima escovação, enxague em abundância.
Com o enxaguante bucal
- Repita o passo 1 descrito acima;
- Separe uma pequena quantidade de enxaguante bucal e mergulhe as cerdas da escova por alguns segundos;
- Enxague abundantemente.
Por fim, após higienizar corretamente sua escova, guarde-a em local seco e, de preferência, com os protetores próprios. Se possível, mantenha-as fora do ambiente do banheiro.
Agora que você já sabe como desinfetar a escova de dentes corretamente, é só repetir o procedimento escolhido após suas escovações diárias e mantê-las livre dos microrganismos.