Com o passar dos anos, cada vez mais tem se tornado comum encontrar produtos da marca Colgate em kits de higiene bucal.
Mas você sabia que a marca Colgate não vende apenas produtos de higiene bucal? Aliás, você sabe qual é a história da Colgate?
Colgate é uma grande empresa de higiene bucal fundada no ano de 1806 por William Colgate que, a princípio, vendia sabonetes.
Foi no ano de 1873 que a empresa lançou a sua primeira pasta de dentes e entrou no mercado que hoje possui um nome com tanto peso.
Ficou curioso sobre o assunto? Neste artigo nós vamos falar mais sobre a história da marca, bem como os seus produtos vendidos e os serviços que ela oferece.
História da Colgate
A partir de 1800
A história da Colgate começa no ano de 1806, nos Estados Unidos, quando o inglês de 23 anos, William Colgate, funda a empresa.
Num primeiro momento, a produção era voltada para sabonetes, velas e gomas para uso pessoal de William, até que ele decide começar a fabricar em alta escala para vender.
Sua aposta foi juntar a alta qualidade do produto com baixo o preço de venda, a combinação crucial para conseguir espaço dentro do mercado norte-americano.
Um ano depois da fundação, a empresa passou a se chamar Smith & Colgate, quando Francis Smith torna-se sócio de William.
Mas a parceria não dura muito. Em 1813, Francis sai e dá espaço ao irmão de William, Bowles Colgate. A empresa foi renomeada para William Colgate & Co.
Em 1817, surge a primeira propaganda da marca, quando William decide anunciar os produtos nos jornais e colando cartazes com o slogan “Soap, Mould and Dipt Candler”. Assim, sua marca fica famosa dentro do mercado de sabão.
Foi somente no fim da década de 1820 que a empresa começou a se expandir pelo mundo.
No ano de 1873, a empresa começa a entrar no ramo da saúde bucal, lançando seu primeiro creme dental.
O primeiro laboratório de pesquisa da marca foi aberto no ano de 1896.
A partir de 1900
No ano de 1906 a empresa comemorava 100 anos de mercado e uma variedade de mais de 800 produtos.
Em 1911, a Colgate deu início a um projeto educacional infantil sobre saúde bucal, fazendo distribuição grátis de escovas e cremes dentais e também demonstrações da forma certa de escovar os dentes.
A empresa começou a entrar no território europeu por volta de 1923, bem como na Austrália, na Ásia, América Latina e na África.
A filial da empresa se instalou no território brasileiro no dia 1º de fevereiro de 1927.
Em 1928, a empresa se associou à Palmolive-Peet Company, uma parceria que se mantém até hoje.
A parceria foi benéfica para ambos os lados, pois as duas empresas conseguiram aumentar as vendas e expandir mercado.
A Colgate decidiu em 1947 criar um produto novo que fosse totalmente diferente da linha de trabalho que ela já possuía até então.
Foi aí que surgiu a AJAX, que se enquadra na parte de limpeza doméstica.
De tal forma, Colgate, Palmolive e AJAX se tornaram grandes marcas nos segmentos de higiene bucal, cuidados pessoais e limpeza doméstica.
As empresas começaram a crescer cada vez mais, conquistando mais espaço dentro do mercado de vendas e inovando com o passar dos anos.
Quais produtos são vendidos pela marca?
As vendas da marca são bem abrangentes. Veja os produtos que ela vende:
- Cremes dentais.
- Enxaguantes bucais para adultos e crianças.
- Escovas de dente para adultos e crianças.
- Fita e fio dental.
- Produtos profissionais.
É válido ressaltar que, por se tratar de uma marca tão grande, existe uma grande diversidade entre as linhas do produto.
Contudo, dentre os produtos da marca, é claro que existem aqueles que são os mais procurados e vendidos.
Os produtos mais famosos são os cremes dentais, as escovas de dente e o fio dental.
Todos eles podem ser encontrados à venda em farmácias e em mercados.
Quais marcas fazem parte da empresa?
Apesar de pouco falado, a empresa possui mais do que uma marca. Confira abaixo quais são elas e a qual segmento elas pertencem:
- Palmolive: cuidado pessoal. Vende sabonetes em barra, sabonetes líquidos, shampoos e loções corporais;
- Hills: nutrição animal. Vende ração para animais de estimação;
- Sorriso: higiene bucal, assim como a própria Colgate. Vende cremes dentais, escovas de dente, e enxaguatórios bucais;
- AJAX: cuidado da casa. Faz a venda de desinfetantes e limpadores num geral;
- Protex: cuidado pessoal. Vende sabonetes em barra para cuidados específicos com a pele;
- Elmex: higiene bucal. Faz a venda de cremes dentais e escovas de dente;
- Ola: cuidado da casa. Faz a venda de amaciantes;
- Pinho Sol: cuidado da casa. Faz a venda de desinfetantes;
- Darling: cuidado pessoal. Vende shampoos.
Podemos ver, portanto, que atualmente a empresa detém fortes nomes em diversas áreas do mercado.
Qual é o papel da empresa no mercado mundial?
Por se tratar de uma empresa mundial de produtos de uso diário em suas marcas, a Colgate tem um forte papel no mercado de vendas nos respectivos segmentos.
Cerca de 70% de suas vendas são feitas fora dos Estados Unidos.
Confira abaixo a porcentagem de vendas da empresa ao longo do mundo:
- Europa: 16%.
- Ásia-Pacífico: 18%.
- América do Norte: 22%.
- América Latina: 23%.
Por incrível que pareça, o mercado na América Latina é ainda maior do que no continente natal da empresa.
A Colgate também oferece serviços?
Apesar de não ser algo diretamente ligado à sua área, a empresa também oferece alguns serviços.
Palestras são feitas em escolas para expor a importância da saúde bucal e mostrar como fazê-la da forma correta.
Agora que você sabe mais sobre a marca, você pode procurar seus produtos certo de que há qualidade e escolher uma escova de dentes da Colgate para manter uma boa saúde bucal.