Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Colesterol também pode afetar nossa saúde bucal

Colesterol também pode afetar nossa saúde bucal

O colesterol tem uma relação paradoxal com a saúde bucal, já que seus medicamentos fazem bem e mal ao mesmo tempo

Balancear nossa alimentação traz benefícios para a saúde bucal e do corpo. Alimentos gordurosos ou que contenham alto teor de açúcar danificam o esmalte dos dentes e os escurecem. E vinculado a isso está o consumo de colesterol.

Além de ir ao dentista, é recomendado realizar exames para ver como anda nossa saúde corporal e nossas taxas de colesterol. Para tratar o problema, será necessário uma abordagem multidisciplinar com o nutricionista.

O colesterol é um tipo de gordura encontrado no nosso organismo. Ela é muito importante para seu funcionamento. 70% dele é produzido pelo próprio corpo, por meio do fígado. Os outros 30% são adquiridos na dieta.

É importante controlar o consumo porque isso acaba estimulando a produção pelo fígado. Dessa forma, o nível atinge grau mais elevado, aumentando os riscos para a saúde.

Tipos de colesterol

Existem três tipos, o LDL, o HDL e o VLDL.

LDL

O colesterol LDL é conhecido como o ruim. Ele possui baixa densidade. Então, pode se acumular nas artérias, formando placas que dificultam o fluxo sanguíneo para diversos órgãos.

Normalmente, atinge as veias que bombeiam o sangue até o coração e o cérebro, o que aumenta o risco de infarto e de acidente vascular cerebral.

HDL

O colesterol HDL é o bom. Possui baixa densidade. Ele ajuda a limpar o ruim para longe das artérias. Portanto, ele previne contra ataques cardíacos e AVC.

VLDL

Tem densidade muito baixa. Sua função é enviar o colesterol e a triglicérides para os outros tecidos do corpo a partir do fígado.

O VLDL sofre diversas transformações quando está na corrente sanguínea, liberando triglicérides para serem armazenados no tecido adiposo ou para ser utilizando como energia.

Colesterol total

Quando o nível da gordura está alto, denomina-se dislipidemia. O colesterol total consiste na soma dos três tipos, o HDL, o LDL e o VLDL.

No entanto, é preciso ficar atento, já que cada um possui uma função diferente no organismo.

Efeitos dos medicamentos para a saúde bucal

As estatinas, remédios que são utilizados para regular os níveis da gordura, podem afetar a saúde bucal.

Elas fazem com que a câmara pulpar do dente fique mais calcificada. Assim, dificulta o acesso à ela, quando o dentista precisa realizar um tratamento de canal, por exemplo.

Por outro lado, o medicamento para colesterol diminui os riscos de uma inflamação acometer a gengiva, causando uma doença periodontal, como a gengivite e a periodontite.

Colesterol e saúde bucal

O colesterol e a saúde bucal também estão relacionados diretamente.

Uma pessoa que tem taxas altas apresenta maior dificuldade em cicatrizar ferimentos na muscosa bucal.

Por isso, o profissional deve saber quando um paciente possui hipercolesterolemia, pois interfere no processo de cicatrização após uma cirurgia.

Periodontite e colesterol

A periodontite, aquela inflamação grave no tecido gengival que decorre de uma gengivite mal cuidada, deixa a pessoa até quatro vezes mais exposta ao risco de ter níveis elevados de triglicérides e diminui a incidência do HDL.

Portanto, além dos problemas que ela está vinculada, a doença também funciona de maneira sistêmica, aumentando o colesterol.

Sair da versão mobile