Entre os procedimentos de dentística mais procurados, é uma alternativa mais simples de ser feita
São muitos os pacientes que, quase diariamente, chegam ao consultório odontológico demonstrando interesse em fazer um clareamento. O clareamento dental com moldeira é um dos tipos.
O clareamento dental com moldeira é uma das opções de tratamentos para deixar os dentes mais brancos. Ele pode ser feito em casa e tem um custo reduzido quando comparado ao que é feito no consultório com laser.
Um clareamento dental com moldeira pode trazer de volta o branco e brilho dos dentes. Porém, com esse material, é possível que seja realizado em casa, facilitando a vida corrida de muitos pacientes.
Como é Feito o Clareamento Dental com Moldeira?
Para começar a entender melhor sobre o mundo do clareamento dental, é importante saber que existem dois tipos:
- No consultório, com ajuda de luzes de led;
- Pelo método caseiro, utilizando o gel.
Por mais que o clareamento dental caseiro tenha exatamente esse nome por ser feito em casa, ele também conta com a necessidade de idas ao consultório odontológico.
É nesse momento então que o cirurgião-dentista poderá explicar ao paciente todos os passos e o objetivo desse tratamento, além de fazer as recomendações de seu caso em si.
Além disso, é no consultório também que é realizada a confecção da moldeira personalizada de acordo com as medidas e formato exato de cada um dos pacientes.
É com ela que, em casa, o gel clareador será aplicado sob orientações de quantidade e forma de aplicação, dando início ao processo.
Por mais que esse seja um tipo de procedimento mais voltado para a estética, ele também é indicado para casos de pessoas que:
- Tenham dentes vitais naturalmente escuros;
- Tiveram seus dentes escurecidos por corantes;
- Sofreram com escurecimento fisiológico;
- Passaram por algum trauma que os escureceu.
Porém, não existem restrições ao seu uso, principalmente pelo fato de não utilizar fontes de calor extremo e por ter um tempo e custo reduzidos.
Tipos de Clareamento Dental com Moldeira
Ainda assim, as moldeiras estão presentes em mais de um tipo de clareamento dental. São eles:
- Clareamento na clínica
- Semi-caseiro
- Kit de clareamento para levar para casa
Vamos entender as diferenças entre eles e como cada um funciona?
Clareamento na Clínica com Moldeiras Personalizadas
Existe sim a opção de fazer esse tipo de clareamento considerado mais simples, em uma clínica ou consultório odontológico.
O procedimento ocorre por meio de sessões feita com ajuda de moldeiras personalizadas para cada paciente e, traz ótimos resultados em um tempo consideravelmente menor.
A única desvantagem desse tipo de tratamento é que pode estar entre as opções mais caras, devido a todas suas funcionalidades.
Clareamento Semi Caseiro com Gel e Moldeira Personalizada
Assim como o último que acabamos de citar, esse também é um método muito efetivo, por mais que os resultados sejam um pouquinho mais demorados.
Nesse caso, as moldeiras precisam ser utilizadas durantes algumas horas por dia, porém, sem restrição de período, podendo ser feito durante a noite.
Sim, é possível dormir com a moldeira de clareamento sem problema algum. Só tome cuidado com o tempo excessivo de uso, falaremos mais sobre os problemas que isso pode trazer, ao longo deste artigo.
Dependendo da intensidade do gel clareador, os resultados demoram de três a duas semanas para aparecerem e serem completamente atingidos.
A principal diferença então entre o procedimento anterior é que, nesse caso, o gel costuma ser menos concentrado do que o utilizado na clínica.
Kit de Clareamento Para Levar Para Casa
Esse é um kit que costuma ser vendido pelo próprio dentista em sua clínica e, conta com uma moldeira do tipo universal.
Nesse caso, a primeira sessão é uma demonstração de como todo o tratamento deverá ser feito. Por isso, é então realizada no consultório, pelo profissional.
Normalmente o kit contém dez embalagens que contêm goteiras adaptáveis (superior e inferior) e que já vem previamente preenchidas com um gel de fábrica.
Ele é um método mais recomendado, por exemplo, como um sistema de manutenção, uma vez que os resultados podem não ser os melhores, principalmente em casos de dentes extremamente escuros.
Forma correta de fazer um clareamento dental com moldeira
Preparamos um passo a passo do clareamento dental com moldeira que irá te ajudar a não ter mais dúvidas sobre o procedimento. Vamos lá?
Primeiramente, o mais indicado é que, a quantidade de gel colocada na moldeira não seja exagerada, seguindo sempre o recomendado pelo dentista.
Em seguida, normalmente, ela deve permanecer em contato com os dentes de duas a quatro horas por dia durante 2 a 4 semanas.
Ainda assim, somente seu cirurgião-dentista poderá dizer com certeza quanto tempo demora para clarear os dentes com moldeira.
Tempo de Uso do Clareamento Dental com Moldeira
Bom, assim como acabamos de explicar, o clareamento dental caseiro não há um tempo exato, uma vez que a cor do dente do paciente pode ser muito escura, por exemplo.
Porém, o que sabe-se é que, ultrapassar o tempo necessário de uso, seja pela frequência ou com relação ao tempo, pode ser muito prejudicial ao paciente.
Os principais problemas que geralmente aparecem devido a esse excesso são:
- Sensibilidade nos dentes;
- Queimaduras na região da gengiva;
- Desidratação dos dentes;
- Aumento de dor durante os procedimentos.
Em alguns casos mais graves, pode ser ainda que o paciente venha a desenvolver um quadro de pulpite, uma inflamação dos nervos e vasos sanguíneos do dente.
Então, entre os cuidados durante o clareamento dental com moldeira que se deve ter, em qualquer uma dessas situações, o paciente deve remover a moldeira, lavar a região e procurar seu dentista.
É fundamental que, por mais que o tratamento seja mais fácil, não significa que o clareamento dental com moldeira não precise de atenção, cuide da sua saúde bucal.