Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Funções do cirurgião-dentista e especializações

Funções do cirurgião-dentista e especializações

O cirurgião-dentista atua na prevenção de doenças e higiene bucal

Muita gente se pergunta qual a diferença entre dentista e cirurgião-dentista, mas a realidade é que essa distinção não existe.

Todo o profissional formado em odontologia por uma instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) é um cirurgião-dentista.

Depois de formado, o cirurgião-dentista sai preparado para atuar como generalista e pode se especializar para atuar em diversas áreas. São elas: ortodontia, periodontia, implantodontia, prótese, endodontia, odontopediatria, patologia bucal, odontologia estética e outras.

O profissional da odontologia é o cirurgião-dentista, mais conhecido popularmente como dentista. Ele atua na reabilitação oral, higiene bucal, mas principalmente na prevenção de doenças dentárias e sistêmicas.

Em especial, na manifestação de doenças como câncer, leucemia e disfunção da articulação temporomandibular. Dentre outras que atingem área da boca, maxilar, mandíbula e ossos da face.

Formação de um cirurgião-dentista

A matriz curricular da formação do dentista cirurgião tenta proporcionar uma visão integrada da saúde do paciente trazendo disciplinas.

São elas: Bioquímica, Anatomia, Imunologia, Farmacologia, Estomatologia, Radiologia Geral, Periodontia, Materiais Dentários, Prótese Dentária, Saúde Pública, Cirurgia Buco-Maxilo Facial e Traumatologia Buco-Maxilo Facial, entre outras.

Já a parte prática do curso de odontologia envolve atividades em laboratório e aplicação de técnicas anestésicas e cirúrgicas, envolvendo todas as etapas evoluindo do pré-operatório até o pós-operatório.

O dentista atende em consultórios odontológico e, eventualmente, em hospitais.

Mas, também pode atuar em unidades básicas de saúde, cooperativas, sindicatos, creches e escolas, organizações não governamentais (ONGs), indústrias de produtos bucais, pesquisas acadêmicas e projetos sociais.

É de extrema importância que estes profissionais busquem atualização constante. Eles podem ser feitas  através de cursos de extensão e leitura de periódicos nacionais e internacionais da área.

Também é recomendado que mantenham um bom relacionamento com seus pacientes e, sem dúvida, uma ótima coordenação motora. Por isso, é preciso que sejam focados, detalhistas e cuidadosos durante o atendimento de cada paciente.

Por conta da intervenção dos ministérios da Saúde e da Educação, que dão um valor maior as faculdades que optam pelo eixo da saúde coletiva, atualmente o cirurgião-dentista sai da faculdade voltado para a prevenção.

O dentista cirurgião também é único o profissional da saúde do Brasil que se encontra cientificamente e legalmente apto para tratar as alterações do sistema estomatognático e estruturas anexas. Sejam alterações congênitas ou adquiridas.

Especializações para o cirurgião-dentista

Além das especializações mais tradicionais, desde 2009, o cirurgião-dentista está autorizado a tratar seus pacientes com práticas como acupuntura, fitoterapia, terapia floral, homeopatia e laserterapia.

Vale ressaltar, que para exercer a profissão no Brasil, é obrigatório ter o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Sair da versão mobile