Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Uso da Ciclosporina pode afetar a saúde bucal dos pacientes

Uso da Ciclosporina é indicado na rejeição de transplantes

Pelos resultados eficazes, seu uso sai na frente de outras medicações usadas em transplante de órgãos

O transplante de órgãos é algo sério e importante, que requer procedimentos bem efetuados e os melhores medicamentos. O ciclosporina é um dos mais indicados nesse processo.

O principal objetivo do ciclosporina é controlar o sistema de defesa do organismo, além de tratar algumas doenças autoimunes, como por exemplo, a síndrome nefrótica.

Ciclosporina é um medicamento imunossupressor da classe dos inibidores de calcineurina. Ela suprime reações imunológicas que causam a rejeição de órgãos transplantados.

Em quais casos o Ciclosporina é indicado?

As principais indicações de transplante que o uso desse medicamento é indicado são:

Dessa forma, existem também casos que não necessariamente envolvem transplantes. Então, ela auxilia em:

Existem contraindicações do Ciclosporina?

Embora não existam restrições, seu uso é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade à ciclosporina ou a qualquer outra substância presente na fórmula.

Os efeitos colaterais da Ciclosporina

Entre as principais reações que o uso desse medicamento pode causar, podemos observar:

Qual a relação da Ciclosporina na Odontologia?

Em processos odontológicos, juntamente com a fenitoína e outros agentes bloqueadores dos canais de cálcio, esse medicamento apresenta uma relação com o crescimento do tecido gengival.

Dessa forma, entre seus efeitos colaterais mais comuns, quase que em todos os casos em que o paciente faz uso da ciclosporina, é rápido o desenvolvimento da hiperplasia gengival.

Normalmente, isso acontece devido a presença de anti convulsionantes e o imunossupressor ciclosporina. Esse fenômeno pode interferir na fala, mastigação e ainda causar a erupção dentaria.

Assim como qualquer outro medicamento, o uso da ciclosporina deve ser prescrito e acompanhado por um profissional da saúde. Consulte seu médico ou dentista.

Sair da versão mobile