Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Conhece a bleachorexia? Saiba tudo sobre essa síndrome

Conhece a bleachorexia? Saiba tudo sobre essa síndrome

Conheça tudo sobre essa obsessão estética do mundo odontológico

A busca incessante pela perfeição na estética dental pode desencadear até mesmo alguns distúrbios psicológicos. Entre eles podemos citar a bleachorexia.

A doença recebeu esse nome nos Estados Unidos, e pode-se dizer que a bleachorexia é um problema bastante recente.

A bleachorexia é um distúrbio onde o paciente cria uma obsessão absurda em possuir dentes extremamente brancos, como os daqueles atores de Hollywood, sabe?

Logo, não importa o status do clareamento. Uma vez que pessoa possui a doença ela nunca está satisfeita com a tonalidade de seus dentes.

Problemas causados pela bleachorexia

Quando um paciente cria um vício em dentes brancos, escovando constantemente e utilizando diversos produtos clareadores, é necessária uma intervenção do dentista.

Caso contrário, todo o esmalte do dente pode ser destruído.

Isso por que a maioria dos clareadores possui compostos extremamente corrosivos que, se não dosados de forma adequada, podem irritar gengivas e deixar os dentes extremamente sensíveis e quebradiços.

Além disso o excesso pode acarretar em efeito inverso, deixando os dentes com uma aparência mais escura e feia.

Uma vez que o esmalte tenha sido corroído quimicamente ele não mais pode ser restaurado, ou seja, o dano é irreversível. Em casos mais graves, até mesmo o interior da estrutura dentária acaba sendo danificado.

Então, quando devo buscar um clareamento dental?

Assim como qualquer para procedimento odontológico, antes de realizar um clareamento dental é necessário consultar um dentista especializado.

Logo, o recomendado é que o clareamento dental seja realizado por um profissional da odontologia. Esse, por sua vez, também tem o papel fundamental de alertar quanto aos excessos e suas consequências.

Além do dentista, o psicólogo também precisa intervir

Assim como quem sofre anorexia, os pacientes com bleachorexia ficam com uma visão distorcida de si mesmo, avaliando que seus dentes podem ficar cada vez mais e mais brancos.

Com isso, além do dentista, quem demonstra sintomas de bleachorexia também deve procurar ajuda psicológica.

Tipos de clareamento dental

Agora iremos citar os principais tipos de clareamento dental existentes.

Lembre-se, caso deseje realizar alguns desses procedimentos, faça tudo com muita responsabilidade, moderação e sempre com acompanhamento profissional.

É verdade que dentes brancos proporciona uma linda aparência e ajudam na auto estima. Mas tudo deve ser feito com controle.

A bleachorexia traz diversos problemas, tanto na saúde bucal como na saúde psíquica da pessoa afetada. É um transtorno sério e precisa de tratamento adequado.

Sair da versão mobile