Simpatio
PACIENTES

Biocibernética bucal melhora qualidade de vida dos pacientes

Biocibernética bucal melhora qualidade de vida dos pacientes

Essa modalidade relaciona a nossa saúde bucal com o bom funcionamento do organismo

Você já deve ter ouvido falar que nossa saúde bucal está relacionada ao bom funcionamento de todo o nosso organismo. Esse conceito possui ligação direta com a biocibernética bucal.

A biocibernética bucal foi desenvolvida por cientistas brasileiros na década de 60. Eles tiveram a percepção de modificar a abordagem que se tinha da boca e ampliaram o conceito para a influência dela em relação ao corpo.

A Biocibernética Bucal é uma modalidade odontológica que se dispõe a auxiliar ou mesmo a tratar problemas de saúde através do redimensionamento bucal.

Essa técnica encara o paciente odontológico como um todo de uma maneira holística. Portanto, sempre deve ser lembrado que cada dente carrega informações de toda a vida do indivíduo.

Quais são as vantagens da biocibernética bucal

Esse método proporciona diversos benefícios, tanto para a saúde de nossa boca quanto para o nosso organismo. Aqui você fica conhecendo um pouquinho mais sobre cada um deles:

Como funciona a biocibernética bucal?

A primeira fase da biocibernética envolve uma espécie de entrevista com a pessoa. Assim, é possível que o profissional obtenha um panorama geral de seu paciente, conhecendo-o em sua totalidade.

É comum que o dentista realize algumas perguntas. As mais comuns são como o indivíduo foi gerado, o tipo de parto, como foi amamentado, entre outros fatores, até chegar à história médica atual do paciente.

Assim, é possível traçar um plano de tratamento e o tipo de aparatologia mais indicada para cada paciente. Com isso, podemos dizer que o tratamento único e individualizado.

É comum que em crianças até quatro anos de idade, o foco seja a recuperação de espaços para o acomodamento da língua e dos dentes de forma correta na cavidade bucal.

Isso promove uma reeducação da postura corporal além de devolver a harmonia da face.

Em adultos, o objetivo também é desenvolver esse espaço funcional.

Assim, o dentista remaneja a posição dos maxilares, inicialmente com os aparelhos e futuramente, se necessário, confeccionando próteses, novas restaurações para mantermos o reposicionamento obtido com o tratamento.

O comum é que na abordagem de clínica geral sejam observados os problemas bucais mais conhecidos. Assim, o dentista observa uma simples cárie, mal posicionamento dos dentes e problemas gengivais.

Em seguida, o paciente é orientado sobre como essas anomalias podem afetar a saúde de maneira geral, atuando na correção e prevenção dessas adversidades.

Para concluir, podemos dizer que tratamentos relacionados a biocibernética bucal vão muito além da estética ou somente da saúde bucal. Eles possuem relação direta com outras funções do organismo e consequentemente com o bem estar geral dos pacientes.

Sair da versão mobile