Confira aqui a importância da bandagem de Barton na área da odontologia
Após bocejos, traumas e até gargalhadas, a mandíbula pode se deslocar. Dependendo do grau do deslocamento, o paciente pode sentir muitas dores. Para contornar esse problema, os profissionais usam a bandagem de Barton.
O deslocamento impede que o paciente consiga fechar a boca. Além disso, a mandíbula pode ficar pendendo para a direita ou esquerda. Mas, afinal, o que é a bandagem de Barton?
Bandagem de Barton é uma faixa odontológica colocada em torno da cabeça e mandíbula do paciente. Ela tem como função estabilizar a mandíbula em casos de deslocamentos.
Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre a bandagem de Barton. Vamos começar?
Conhecendo Mais Sobre a Mandíbula
A mandíbula, também conhecida como maxila inferior, é um osso móvel localizado na parte inferior da cabeça. Nela estão acoplados os dentes da arcada inferior.
O componente se articula com o osso temporal de cada lado do crânio, onde fica inserido.
O osso móvel auxilia em diversas tarefas diárias, como a fala, mastigação e até a respiração. No entanto, algumas situações causam alterações no maxilar inferior. Algumas dessas situações são:
- Trauma;
- Abertura em excesso da boca; es
- Alterações na ATM: disfunção da articulação temporomandibular.
Essas situações causam o desencaixe da articulação temporomandibular, que é responsável por todo a movimentação do maxilar inferior. É desse modo que acontece o deslocamento mandibular.
Em termos mais técnicos: com o desgaste da articulação temporomandibular, o côndilo, que é uma parte arredondada do osso da mandíbula, se move do seu lugar e fica preso em frente a uma secção óssea, chamada de eminência articular.
Essa movimentação causa dores e impossibilita o movimento abre e fecha da boca.
Os músculos da face podem contribuir para esse quadro, porque o deslocamento causa espasmos musculares. Isso acaba mantendo a boca travada.
Quando os Profissionais Devem Usar a Bandagem de Barton?
A faixa odontológica é colocada após o profissional reposicionar a mandíbula. Mas, como fazer a bandagem de Barton?
Bom, a resposta é a seguinte: o profissional envolve os dedos com gaze para posicionar os polegares dentro da boca, mais especificamente sob os dentes posteriores inferiores.
Logo depois, o profissional coloca os outros dedos na parte inferior da mandíbula.
Com tudo posicionado, o profissional pressiona os dentes para baixo e empurram o queixo para cima. Isso é realizado para a articulação temporomandibular conseguir voltar à posição original.
Desse modo, logo que a mandíbula é reposicionada, os profissionais colocam a bandagem no paciente. Isso porque a bandagem dará equilíbrio e limitará esforços traumáticos durante o período de recuperação.
Por isso, a bandagem é aplicada até a inflamação da articulação ser tratada. Normalmente, os pacientes ficam a faixa por alguns dias. A bandagem é posicionada em torno da cabeça e da mandíbula.
Cuidados no Período de Tratamento
Durante o uso da bandagem, os pacientes devem evitar bocejos muitos fortes. Por isso, os profissionais recomendam colocar o punho sob o queixo. Desse modo, a abertura da boca não será muito grande.
Além disso, durante a recuperação da luxação da mandíbula, os pacientes devem evitar abrir a boca e comer alimentos duros.
Por fim, não esqueça de marcar a consulta odontológica para o acompanhamento do tratamento. Assim, o dentista consegue analisar se você já pode retirar a bandagem de Barton.