A máquina garante que o dentista siga as regras de biossegurança e ofereça o melhor para seus pacientes
Uma das principais preocupações de um dentista é a higienização dos seus instrumentais. Muitos dos equipamentos usados não são descartáveis e precisam ser devidamente esterilizados. É aí que a autoclave entra.
Qualquer equipamento que teve contato com a boca do paciente deve passar pela desinfecção antes de ser utilizado novamente. Nesse artigo, vamos te explicar como a autoclave participa desse processo e dicas para escolher a sua!
A autoclave é uma máquina que esteriliza os materiais não descartáveis. Esse procedimento garante a limpeza completa. Ela elimina os micro-organismos, que podem causar consequências graves como infecções, contaminações e transmissão de doenças.
Como escolher a melhor autoclave?
A autoclave é um dos equipamentos essenciais para qualquer consultório odontológico. Sem ela, você não consegue seguir as normas de biossegurança e coloca em risco todos os envolvidos nos procedimentos realizados.
Já que a compra é inevitável, você deve se concentrar em qual o melhor tipo para suas necessidades e bolso. Existem diversos modelos e opções no mercado. Trouxemos aqui alguns fatores de escolha, confira:
Autoclave com saída de vapor
Na hora de escolher a melhor autoclave, os detalhes contam. Escolha uma autoclave que liberte o vapor excedente. Isso garante uma melhor secagem dos instrumentos e diminui a quantidade de água destilada perdida.
Autoclave odontológica a vácuo
Como dissemos, há diversos tipos de autoclave. As autoclaves odontológicas que atuam em ciclos com vácuo são as que apresentam maior custo-benefício.
Elas são mais eficientes tanto na esterilização como na secagem de instrumentos com porosidade ou materiais ocos. Isso significa que, ao sair da máquina, os objetos já podem ser embrulhados e colocados para uso.
Praticidade na certa!
Pense na duração dos ciclos
Entender a sua necessidade é importante para identificar qual tipo de autoclave é ideal para o seu consultório. Ciclos rápidos significam materiais disponíveis para uso com maior rapidez.
Por isso, se você tem um grande fluxo no uso dos instrumentos que precisam ser esterilizados, a melhor opção são as autoclaves mais rápidas.
A desvantagem é apenas o tamanho das estufas: autoclaves de ciclo rápido também costumam ser menores, comportando menos equipamentos por ciclo.
As normas da ABNT e da Anvisa
Em qualquer compra, principalmente nas de equipamentos, você deve prestar atenção as certificações do produto. Se a autoclave que você encontrou não segue as especificações da ABNT e da Anvisa, esqueça!
Compre apenas equipamentos que você tem certeza da segurança e da qualidade. O barato pode sair caro!
Uso de água fresca
Outro fator que não pode passar despercebido nas suas pesquisas, é se a autoclave utiliza água fresca a cada ciclo. Esse cuidado especial previne contaminação dos instrumentos por conta de ciclos anteriores.
O desempenho desses equipamentos também costuma ser melhor. A garantia de limpeza define o produto!
Qual a dica de ouro?
A melhor dica para comprar sua autoclave é simples: conheça suas necessidades! A autoclave pode durar anos em seu consultório, se ela atender suas necessidades.
No entanto, se você não comprar a autoclave que realmente se adapta a sua realidade, será dinheiro jogado fora! Faça um investimento consciente!