Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Antropologia dental é uma forma diferente de análise social

A antropologia dental é uma forma diferente de análise social

Funcionando como uma alternativa, atua em observar comportamentos humanos por meio dos dentes

Desde seu surgimento, a antropologia dental gira em torno de meios da morfologia hereditária, da odontologia e da antropologia física.

A antropologia dental se dedica ao estudo do comportamento social humano e psicológicos associados aos rastros e sinais que este deixa nos dentes.

Antropologia dental pode então ser definida como uma especialidade que lida com o conhecimento dos aspectos sociais de diferentes grupos humanos, analisando a variação morfológica presente na dentição humana.

Principais características da antropologia dental

Para os antropólogos que estudam o passado, a antropologia dental envolve alternativas de pesquisas que facilitam a exploração e o conhecimento de alguns elementos biológicos ligados aos processos microevolutivos e históricos.

Desse modo, existe certa divergência sobre sua independência. Pesquisadores não consideram a antropologia dos dentes uma especialidade independente. Para eles, é apenas um interesse conjunto de antropólogos.

No entanto, a grande maioria considera essa vertente uma especialidade que permite resolver problemas históricos e culturais de uma nação.

Importância da Antropologia Dental

Embora a antropologia dental apresente diversas razões pela qual deve ser estudada, sua principal função é obter informações biológicas e socioculturais sobre o perfil de indivíduos e sociedades. Tais como:

Tópicos da Antropologia Dental

Existem vários tópicos que estudam o comportamento social desses grupos:

Deu para entender poque a antropologia dental é um importante passo para os estudos odontológicos associados às culturas, certo?

Sair da versão mobile