Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Anomalias dentárias existem e prejudicam o seu sorriso

Anomalias dentárias existem e prejudicam o seu sorriso

Assim como qualquer outra parte do corpo, os dentes podem sofrer com anomalias

O corpo humano é formado pelo DNA, um conjunto de genes que pode sofrer mutações. Além disso, hábitos ou posturas também podem alterar nosso corpo. Os dentes não escapam e existem uma série de anomalias dentárias.

Nesse artigo, vamos conversar sobre essas anomalias e seu impacto na saúde bucal. Então, o que são as anomalias dentárias?

As anomalias dentárias são distúrbios que afetam o desenvolvimento e o crescimento dos dentes. Estas anomalias alteram um ou mais aspectos, como a forma, tamanho, número, posição ou função dos dentes.

Nem todas elas significam problemas graves para a sua saúde bucal.

O que pode causar as anomalias dentárias?

As deformidades dentárias costumam surgir ainda nas primeiras décadas de vida. Isso porque muitas delas são hereditárias, então não demoram a aparecer.

No entanto, as anomalias podem ser causadas por outros fatores. Separamos cada um deles aqui, para que você entenda os riscos de cada um:

Fatores hereditários

São causados por alteração no DNA. Pode ser alguma alteração que aconteceu apenas naquele individuo ou uma passada de geração em geração.

Fatores congênitos

São causados ainda no útero da mãe. Esses problemas podem surgir pela ingestão de medicamentos ou drogas durante a gestação, além de deficiências nutricionais e distúrbios hormonais.

Fatores adquiridos

São causados por hábitos ou acidentes ao longo da vida. Alguns fatores famosos por causar anomalias são infecções, traumas, acidentes cirúrgicos e a má higiene.

Quais os tipos mais comuns?

Existem dezenas de anomalias. Listamos aqui as anomalias mais comuns:

Quais os impactos na saúde bucal?

Algumas dessas alterações podem prejudicar as funções do dente. Por exemplo, mudanças na estrutura comprometem a fala e a mastigação, além de ser um risco para a oclusão.

No entanto, diversas anomalias não impactam negativamente a saúde bucal. Parte delas porque não alteram gravemente o dente e outras porque podem ser facilmente controladas com tratamentos odontológicos.

Como as anomalias são tratadas?

Tudo depende do tipo de anomalia dentária. Algumas anomalias podem ser corrigidas com o uso de aparelhos ortodônticos.

Os casos onde a estrutura não é comprometida podem usar tratamentos estéticos para melhorar a aparência desses dentes.

Em casos mais graves, pode ser necessário fazer a extração de algum dente ou alguma outra cirurgia, seja por conta da anomalia ou de seus impactos. No entanto, não se desespere. Muitas anomalias sequer precisam de tratamento!

Como prevenir as anomalias dentárias adquiridas?

A melhor forma de evitar esse tipo de anomalia é cuidando da sua saúde bucal. Esse cuidado não se limita a escovação adequada e ao uso de fio dental.

É importante que você fique atento aos hábitos parafuncionais e a sua alimentação. Roer as unhas pode impactar na raiz do dente. Já a falta de cálcio, por exemplo, pode levar seu dente a ter problemas na estrutura e formação.

Agora que você já sabe o que são anomalias dentárias e como evitá-las, fique atento! E não se esqueça de ir regularmente ao dentista para manter seus dentes bem cuidados.

Sair da versão mobile