Descubra quais os problemas causados pela má angulação dentária e os possíveis tratamentos
Ter os dentes bem posicionados é um enorme passo para conseguir o sorriso perfeito. E para isso, um ponto fundamental é a observação da angulação dentária.
Assim, muitas pessoas estão em busca constante pela angulação dentária perfeita. Dessa forma, é possível que elas garantam um sorriso extremamente harmonioso.
Angulação dentária pode definir o espaço interdental, o tamanho dos dentes e até mesmo aperfeiçoar a estabilidade do alinhamento dentário na região anteroinferior.
Problemas causados por uma angulação dentária incorreta
Dentre os principais problemas desencadeados por uma angulação e inclinação dentária incorreta, podemos citar:
- Discrepância no tamanho dos órgãos dentários;
- Reabertura de espaços fechados por tratamentos ortodônticos;
- Má oclusão dentária;
- Problemas na ATM;
- Mordida cruzada.
Como identificar uma angulação dentária incorreta?
Para que seja possível realizar uma mensuração da angulação dentária é necessário realizar uma radiografia panorâmica da boca do paciente.
A radiografia panorâmica é um dos processos radiográficos mais utilizados e divulgados na área odontológica.
Também conhecida como raio X panorâmico ou ortopantomografia, ela permite a fácil e detalhada visualização de toda a boca.
A ausência da radiografia causa o mau diagnóstico da arcada dentária, a falta de clareza da atual situação óssea e dificulta o planejamento odontológico, causando a extensão e prolongamento da sua duração.
Ela é uma espécie de raio X que permite obter imagens do maxilar superior e inferior. Tem como principal objetivo diagnosticar doenças nos dentes e nos ossos da face.
Para realiza-la, antes do procedimento, o dentista coloca um afastador de lábios na boca do paciente. Isso afastará a região labial dos dentes.
O rosto do paciente é corretamente colocado no equipamento do raio X panorâmico. Assim, a imagem é revelada e pronta para ser avaliada com cuidado.
Um exame prático e rápido, a técnica tem duração de menos de 5 minutos, incluindo o tempo para a revelação das imagens.
Como tratar angulações dentárias incorretas?
A melhor maneira de tratar esse tipo de problema é através de um tratamento ortodôntico.
O tratamento ortodôntico tem como principal função restabelecer a oclusão dentária, ou seja, o perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores.
Essa função é fundamental para uma mastigação correta e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição e também da fala.
A realização do tratamento se dá por diversas formas, sendo as mais comuns pelo uso de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis.
Os aparelhos possuem o papel de alterar o crescimento mandibular e corrigir as falhas dentárias da mordida.
Para isso, é necessário que o dentista realize um prévio diagnóstico. Assim, ele pode identificar qual o melhor caminho a ser tomado no processo de recuperação do dente de seu paciente.
O interessante é ressaltar que cada pessoa reage ao tratamento ortodôntico de uma maneira diferente. Portanto, não é possível estimar o tempo exato de duração do processo completo.
Entretanto, quando ele é efetuado de maneira correta, observa-se que os resultados são extremamente satisfatórios e o paciente pode melhorar a sua angulação dentária.