Entenda como os processos inflamatórios atuam em nossa cavidade oral e no resto do organismo
Uma inflamação, seja ela odontológica ou em qualquer região de nosso corpo, é um tremendo incômodo.
Apesar de se tratar de uma situação bastante desconfortável, a inflamação ocorre apenas como uma forma do nosso organismo de se proteger de alguma infecção ou lesão.
Inflamação é a resposta de nosso tecido vascularizado frente a uma agressão que é caracterizada pelo extravasamento de líquido e células do sangue para o interstício.
Esse processo é extremamente normal e faz parte da natureza do sistema imunológico de nosso corpo. Porém, na maioria dos casos, a ação causa dor, vermelhidão e inchaço, sendo assim relacionada a algo ruim.
O processo inflamatório pode ser causado por inúmeros fatores, sendo os principais deles as bactérias, vírus e parasitas em nosso organismo.
Além disso, veneno, calor, radiação, traumatismos e alergias podem desencadear esse comportamento corporal. A inflamação pode acontecer em qualquer parte do corpo, o que varia bastante dependendo de cada ocasião.
Tipos de Inflamação
Já aprendemos que a inflamação é uma rápida resposta de nosso organismo a uma lesão ou infecção.
Agora está na hora de entender como esse processo se apresenta, de acordo com o tempo que ela demora para aparecer e ser curada.
Assim, podemos dizer que existem dois principais tipos de inflamação: aguda e crônica.
Na inflamação aguda os sintomas são comuns. Ou seja, típicos de qualquer inflamação (dor, calor, vermelhidão, etc). Ela costuma durar, em média, entre 5 e 10 dias.
Já quando falamos sobre a inflamação crônica, é possível observar sintomas variados, não muito específicos como na aguda. Além disso, esses sinais costumam durar bem mais tempo, chegando a mais de 3 meses.
Principais Inflamações Odontogênicas
Existem alguns tipos de inflamações na odontologia bastante recorrentes. As principais delas são:
- Gengivite – trata-se de um doença infecciosa que afeta a região gengival. Geralmente se desenvolve devido a má higiene bucal do paciente. Os principais sintomas são sangramento, dor, inchaço e vermelhidão.
- Periodontite – a periodontite é considerada como uma evolução da gengivite. Contudo, a disfunção não afeta apenas a gengiva, podendo se estender aos ossos e tecidos responsáveis pela sustentação dentária. Assim, quando não tratada, pode ocasionar perdas dentais.
- Estomatite aftosa – essa inflamação provoca o surgimento de pequenas feridas em todo o interior da cavidade bucal do paciente. Elas são redondas e esbranquiçadas, e podem causar extrema dor e desconforto ao paciente.
- Cárie – a cárie é uma deterioração dental provocada por bactérias nocivas. Ela pode provocar uma inflamação no canal dentário caso não seja corretamente tratada.
Como devo tratar uma inflamação oral?
Quando a inflamação possui origem bucal, o ideal é que você converse com o seu dentista. Ele pode analisar a situação e sugerir qual medida deve ser tomada.
Assim, é possível que o paciente precise passar por tratamentos odontológicos dos mais simples aos mais complexos, como um tratamento de canal ou uma restauração dental.
Para prevenir inflamações orais é possível que o profissional realize apenas uma profilaxia dental. Ou seja, uma limpeza completa da nossa boca, que visa prevenir os mais diversos problemas bucais e periodontais.
Também existem algumas medidas gerais que podem ser tomadas para conter uma inflamação. Tratamentos com anti-inflamatórios não esteroides e corticoides pode ser uma excelente solução.