Componente dos alimentos que em excesso mais prejudicam os dentes, está presente no dia a dia
Ter uma boa alimentação, saber escolher e dosar as quantidades de alimentos prejudiciais à saúde bucal, como por exemplo o amido, é fundamental.
A cárie é uma doença que está diretamente ligada com a dieta e, apesar de muito relacionada com doces e guloseimas, alimentos ricos em amido também contribuem para seu desenvolvimento.
O amido é um carboidrato constituído principalmente de glicose. É encontrado em grande quantidade de alimentos, como batatas, arroz, trigo e vegetais, e muito comum na nossa alimentação.
Tipos de Amido
O mercado conhece 3 tipos:
- Amido resistente – não se degrada em glucose, não é digerido no estômago e vai diretamente para o intestino, servindo como uma fibra alimentar. Podemos encontrar este tipo na batata e arroz, quando depois de cozidos, são refrigerados. A estrutura molecular do carboidrato se altera e seu comportamento muda,. Quanto mais vezes reaquecido e refrigerados os alimentos ricos em amido, mais amido resistente de forma, sobrando sua parte menos calórica;
- Amido modificado – são aqueles que têm uma ou mais características originais alteradas por algum tratamento. São cada vez mais utilizados em vários setores, sendo então importantes agentes de textura, com alta resistência à variação de temperatura, além de serem excelentes substitutos de matérias-primas com alto custo ou até mesmo em escassez. Um exemplo da substância modificada é a Maizena;
- Amido glicêmico – esse tipo degrada a glicose por enzimas do sistema digestório. Ele pode ainda ser classificado como amido rapidamente digerível ou lentamente digerível no intestino delgado.
Benefícios do Carboidrato
O amido é um componente presente na maioria dos carboidratos. Apesar de ser o inimigo dos regimes e dietas, apresenta diversos benefícios:
- Aumenta a sensibilidade à insulina;
- Reduz a resposta glicêmica ao alimento. É muito eficaz então na redução dos níveis de açúcar no sangue após a refeições, podendo se estender até as refeições que serão feitas em sequência;
- Melhora a saúde do metabolismo. Por provocar a melhoria do cólon, a circulação de endotoxinas são inibidas e a permeabilidade intestinal é reduzida, tendo assim efeitos positivos contra alergias e doenças autoimunes;
- Aumenta a saciedade. A adição do carboidrato na dieta aumenta o tempo e sentimento de saciedade, o que faz com que a pessoa tenha menos vontade de comer ao longo do dia, porém possui alto índice calórico.
Alimentos Ricos em Amido
A presença da substância é acentuada em alguns alimentos em específico. São eles:
- Verduras e legumes;
- Frutas;
- Pães;
- Cereais;
- Farinha de trigo e integral;
- Doces como bolos, biscoitos, bolachas;
- Milho;
- Fécula de batata;
- Mandioca.
Relação do Amido com Saúde Bucal
Por ser rico e basicamente formado por carboidratos e açúcar, a ingestão excessiva favorece o aparecimento de doenças como a cárie dentária.
Dessa forma, isso é ocasionado principalmente pois as bactérias se alimentam também desses alimentos, produzindo então ácidos que levam a desmineralização do dente.
Ao contrário do que muitos pensam, os doces não são os principais vilões. A relação do amido e saúde bucal, pode ser tão preocupante quanto ou até mais.
Por isso, todos os alimentos que contenham grande quantidade de amido devem ser consumidos conscientemente.