Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Funções do alicate ortodôntico e seus diferentes tipos

Funções do alicate ortodôntico e seus diferentes tipos

Alicate auxilia nos tratamentos ortodônticos

Para dar continuidade ao tratamento ortodôntico, o profissional da odontologia deve escolher o alicate ortodôntico mais adequado.

Você conhece as vantagens de cada alicate ortodôntico?

Alicate ortodôntico é uma ferramenta utilizada por ortodontistas em tratamentos com aparelhos dentários para correções ou alterações em suas peças.

Funções do alicate ortodôntico

Em um aparelho fixo, o fio ortodôntico, que é metálico e fica encaixado nos braquetes, tem  função de gerar forças sobre os dentes.

Isso faz com que os dentes desalinhados se movimentem na direção desejada. O objetivo, geralmente, é expandir o arco dentário e nivelar a arcada.

Desse modo, nos primeiros meses de tratamento, as forças impostas são menores, além da flexibilidade do arco que é maior.

Posteriormente, com o avanço do tratamento e a maior correção dos dentes, chega a hora de apertar o fio ortodôntico e aumentar a força imposta.

Ainda, o dentista trocará o fio do aparelho fixo, colocando um mais forte e menos elástico quando comparado ao anterior. Dessa maneira, o ortodontista tem mais controle sobre os movimentos dos dentes.

Para o corte e a substituição do fio ortodôntico, os profissionais se utilizam alicates de ortodontia. Além disso, os alicates ortodônticos também são utilizados na remoção de anéis dentários.

O anel dentário, também conhecido como banda ortodôntica, é uma cinta metálica. Desse modo, ele serve como suporte do aparelho ortodôntico, dando estabilidade ao equipamento.

Tipos de alicate ortodôntico

São diversos os tipos de alicate entre os instrumentais de ortodontia e suas funções variam.

Sair da versão mobile