Entenda qual a relação desse composto com a nossa saúde bucal
A internet é uma ferramenta amplamente utilizada para compartilhar novos conhecimentos e ideias. Mas nem tudo que lemos é verdade, e nesse artigo discutiremos a associação entre água oxigenada e a odontologia.
É bastante difundida a ideia de que realizar bochechos periódicos com água oxigenada pode clarear os dentes e trazer outros benefícios para a nossa saúde bucal. Mas será que essa informação é verídica?
A água oxigenada também é conhecida como peróxido de hidrogênio e pode ser encontrada em diversas formas, texturas e concentrações. Porém, ela nunca deve ser usada para clarear os dentes.
Água oxigenada pode ser utilizada para clarear os dentes?
É bem verdade que essa substância é encontrada em alguns géis clareadores dentais, onde ela é misturada a outros diversos elementos.
Mas ao contrário do que é altamente difundido na rede, realizar bochechos com peróxido de hidrogênio visando obter um sorriso mais branco e bonito não é nada recomendado.
Esse elemento pode até causar uma impressão de dentes mais brancos e saudáveis. Entretanto, esse uso irresponsável pode acarretar em diversos em diversos riscos à saúde do indivíduo, como:
- Alteração do Ph bucal, tornando nossa boca extremamente ácida e proporcionando a aparição de lesões, agravamento de inflamações na mucosa, queimadura e hipersensibilidade;
- Destruição das bactérias aeróbicas, responsáveis pelo equilíbrio de nossa flora bucal;
- Deterioração e aparecimento de manchas nos dentes.
Bochecho com água oxigenada é recomendado em algum caso?
O bochecho com água oxigenada pode ser recomendado em casos específicos, mas seu uso deve ser orientado por um cirurgião-dentista. Portanto, não é recomendada a utilização da substância sem prescrição.
Geralmente, o profissional usa a água oxigenada para os dentes em casos severos de periodontite.
A liberação do oxigênio presente na substância é capaz de extinguir as bactérias anaeróbicas, principais responsáveis pelo surgimento e agravamento dessa doença.
Assim, o composto age de forma antisséptica, deixando a boca do indivíduo livre de microrganismos nocivos à saúde.
Então como posso clarear os meus dentes sem água oxigenada?
É simples. Basta você realizar um clareamento dental. Existem duas opções, então vamos conhecê-las:
- Clareamento a laser: este tipo de clareamento nos dentes é realizado pelo dentista, no consultório, sendo feito com o uso de uma luz pulsada. Os resultados deste método são instantâneos, pois os dentes ficam mais claros desde a primeira sessão. Mas podem ser necessárias de 1 a 3 sessões para chegar aos resultados esperados.
- Clareamento com moldeira: este tipo de procedimento pode ser feito em casa com o uso de uma moldeira de silicone, criada pelo dentista, para ser usada com um gel clareador. O tratamento produz ótimos resultados, porém mais lentos, sendo necessário o uso da moldeira por algumas horas do dia ou à noite, por cerca de 2 semanas.
Esses tratamentos são extremamente efetivos! Eles servem para que você esqueça a ideia de clarear os dentes com água oxigenada.
Porém é fundamental lembrar que ambos devem ter acompanhamento profissional. Nenhum dos procedimentos deve ser realizados em excesso, para que a estrutura dentária não seja prejudicada.
Agora você já sabe que, exceto em casos de periodontite grave, a água oxigenada nunca deve ser relacionada à nossa saúde bucal.