Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Vibração sônica é usada em procedimentos dentais

Vibração sônica é utilizada nos procedimentos e tratamentos dentais

Confira aqui quando a vibração sônica é utilizada na área da odontologia

Com o avanço da ciência e da tecnologia, a área da saúde pôde desenvolver técnicas que otimizam a rotina. Na odontologia, por exemplo, a vibração sônica foi incluída na jornada de trabalho do dentista.

Os profissionais da área utilizam a técnica da vibração sônica para diversos tratamentos odontológicos. Mas, afinal, o que ela é? E para que serve?

Vibração sônica é uma técnica que utilizada ondas vibratórias. Alguns equipamentos odontológicos são usados no intermediário entre o contato de elementos bucais e as ondas vibratórias.

Neste artigo vamos revelar os detalhes e curiosidades sobre a vibração sônica na odontologia.

Vibração Sônica versus Vibração Ultrassônica

A técnica de ondas vibratórias é utilizada nos seguintes procedimentos odontológicos:

Os equipamentos que utilizam a técnica são chamados de sônicos. Eles podem ser equipamentos mais robustos ou pequenas peças de mão. No entanto, todos utilizam a energia de ar comprimido.

Mas, além da vibração sônica, os profissionais também utilizam a vibração ultrassônica, que a técnica de uso de ondas vibratórias impulsionadas pela energia elétrica.

Esse tipo de técnica de vibração ultrassônica é mais eficiente do que a técnica sônica. Isso porque a vibração ultrassônica garante melhor produção de ondas vibratórias.

Além disso, a vibração ultrassônica consegue produzir desgastes nos tecidos duros de dentes ou de ossos quando necessário para algum tratamento ou procedimento.

Importante: é o profissional que consegue entender qual a melhor técnica para ser usada.

Há Contraindicações Para a Técnica?

A resposta para essa pergunta é sim!

As técnicas de transmissão de ondas vibratórias, que são as de vibração sônica e ultrassônica, não são indicadas para os pacientes que utilizam dispositivos cardíacos, como os marca-passos e pacemaker.

Isso porque o efeito da vibração sônica pode promover interferências e causar alterações no ritmo cardíaco do paciente. Com isso, o paciente pode ter consequências graves.

Caso você faça uso de qualquer dispositivo cardíaco, avise o seu dentista de confiança! Assim, ele pode planejar outros tipos de tratamentos que não vão afetar a sua condição médica.

Inclusive, os profissionais da área da odontologia devem se atentar para o seguinte: cirurgiões-dentistas que também tenham dispositivos cardíacos devem evitar utilizar a técnica  da vibração sônica durante o trabalho.

Sair da versão mobile