Simpatio
DENTISTAS

Verniz cavitário tem relevância no tratamento da cárie? Confira aqui

Paciente de boca aberta enquanto o dentista a examina.

Para que o tratamento da cárie seja bem sucedido e o dente receba a restauração, alguns procedimentos e técnicas são utilizados pelo dentista. Nesse sentido, o verniz cavitário constitui-se como um material de extrema importância para uma restauração bem feita.

Mas o que é verniz cavitário? Qual é a função desse produto durante o tratamento da cárie? É isso que você vai conferir neste artigo. Continue por aqui!

O verniz cavitário é um agente protetor usado no preparo cavitário para o vedamento dos túbulos dentinários, normalmente utilizado quando o material restaurador é a liga de amálgama não enriquecida com cobre.

Para entender mais sobre o verniz, continue com a gente!

O que é o preparo cavitário?

O preparo cavitário é o tratamento biomecânico da cárie, técnica utilizada para que o dente receba a obturação de forma eficaz.

Dessa forma, o preparo cavitário busca:

A aplicação do verniz cavitário é recomendada antes de qualquer material com potencial irritativo e após a aplicação de materiais dentários que favoreçam o restabelecimento pulpar.

Já as contraindicações do uso desse tipo de verniz incluem:

Qual é a função do verniz cavitário?

O verniz cavitário é um material de selamento que tem como objetivo a proteção do complexo dentino-pulpar, de forma a isolar os túbulos dentinários expostos durante o preparo cavitário, impedindo a penetração de substâncias que compõem os materiais de restauração e de cimentação.

Além de proteger o complexo dentino-pulpar, esse tipo de verniz também reduz a sensibilidade pós-operatória.

A superfície do dente que recebe o verniz fica recoberta por uma fina película que isola e protege química e termicamente a polpa dentária.

Por essa razão, podemos definir como suas principais funções:

Características do verniz cavitário

Os diferentes tipos de vernizes cavitários incluem:

O verniz cavitário composto possui em sua fórmula:

Apesar de suas importantes funções durante a restauração dentária, o uso desse verniz forrador de cavidades caiu em desuso.

Isso porque o verniz cavitário costumava ser utilizado especialmente nas restaurações feitas com amálgama, uma vez que impediam a penetração dos ións metálicos do material restaurador.

Contudo, hoje as ligas de amálgama recebem a adição de alto teor de cobre, o que minimiza a liberação desses ións metálicos. Atualmente, no lugar do verniz cavitário, o material de eleição para o selamento é o sistema adesivo.

Sair da versão mobile