Simpatio
DENTISTAS

Tunelização é uma técnica utilizada para tratar a lesão de furca

Dentista e auxiliar examinando a boca da paciente na cadeira odontológica

Além da tunelização, a lesão de furca também pode ser tratada por rizectomia e odontosecção

Você já ouviu falar em lesão de furca? Esse problema é causado pela intensa separação entre as raízes do dente e o tronco radicular, o que pode levar à perda óssea. O tratamento é cirúrgico, e uma das técnicas utilizadas é a tunelização.

Daí surge outra dúvida: o que é tunelização?

A técnica cirúrgica de tunelização visa aumentar o tamanho da furca por meio do contorno do osso ou por remodelação interna das raízes. Assim, o procedimento tem como objetivo promover espaço para a higienização da área da furca.

O que é lesão de furca?

A região da furca é a área localizada entre as raízes dos dentes. É uma característica anatômica dos dentes multirradiculares, que possuem mais de um canal radicular. Nela, há a separação das raízes do tronco radicular, como se estivessem se afastando da gengiva (ressecção radicular).

No entanto, se a separação for muito intensa, não é considerada natural, recebendo o nome de lesão de furca.

A lesão de furca é a destruição dos tecidos de suporte dos dentes multirradiculares, definida pela perda de inserção no espaço radicular.

As causas da lesão de furca podem ser distintas:

O que é tunelização?

Por sua vez, a tunelização dentária, também chamada de recobrimento radicular, é um procedimento cirúrgico utilizado para recobrir a raiz exposta.

A cirurgia plástica periodontal utiliza enxertos de tecido conjuntivo para aumentar a quantidade de tecido queratinizado na região, permitindo a cobertura da raiz.

Assim, no caso da lesão de furca, a técnica visa reposicionar de maneira apical um retalho de tecido, criando um espaço entre as raízes, onde o paciente poderá inserir a escova de dentes para a remover a placa bacteriana.

Portanto, a técnica de tunelização demanda a expansão do espaço inter-radicular por meio da plastia de furca. Além disso, esse tipo de procedimento é geralmente indicado para bifurcações de molares inferiores, nos casos de furca de classe III e de classe II avançada.

Outras técnicas que tratam a lesão de furca

Além da técnica de tunelização, existem outros procedimentos cirúrgicos usados para o tratamento de lesões de furca. São eles:

  1. Rizectomia: a rizectomia é um procedimento cirúrgico que tem como finalidade a remoção das raízes. É indicada para casos de extensa reabsorção óssea ao redor das raízes e de dentes com perfurações ou trepanações no assoalho da câmara pulpar;
  2. Odontosecção: a odontosecção é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo apenas a separação das raízes. Além de ser indicada para os mesmos casos da técnica de rizectomia, também é usada em casos de dentes muito inclinados ou com cárie profunda no assoalho da câmara pulpar.

Gostou de saber um pouco mais sobre a lesão de furca e a técnica de tunelização? Continue com a gente para acompanhar novos conteúdos todos os dias!

Sair da versão mobile