Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Trióxido mineral agregado é usado em tratamentos endodônticos

Trióxido mineral agregado é utilizado em tratamentos endodônticos

Entenda quais são as aplicações e benefícios da substância

Você por acaso já ouviu falar sobre o trióxido mineral agregado? Trata-se de uma grande descoberta da odontologia, que proporciona que os profissionais realizem tratamento mais seguros e precisos.

Logo, é possível dizer que o trióxido mineral agregado é um elemento largamente utilizado em consultórios odontológicos. Então, vamos conhecer um pouquinho mais sobre ele?

O trióxido mineral agregado foi inicialmente desenvolvido para selar comunicações entre o dente e a superfície externa periodontal. Ele é um cimento obturador muito usado em tratamentos endodônticos.

Endodontia

Para muitos, a substância, também conhecida como MTA, é considerada um verdadeiro milagre. Isso se deve ao fato de possuir propriedades como:

Diante destas características, o MTA passou a ser credenciado como um material promissor para uso em diversos procedimentos conservadores, como iremos acompanhar mais adiante.

Quando o Trióxido Mineral Agregado é Indicado?

Como pudemos acompanhar, o material é utilizado majoritariamente em procedimentos endodônticos. Entretanto, entre sua indicações encontramos algumas especificidades e particularidades.

Assim, o cimento odontológico é utilizado principalmente em:

Além disso, o agregado de trióxido mineral ainda é bastante utilizado em pulpotomias de dentes decíduos e em dentes permanentes jovens, além de procedimentos usuais na odontologia infanto-juvenil.

Quais São os Benefícios do Trióxido Mineral Agregado?

Como observamos, o trióxido é considerado um milagre endodôntico, apresentando uma série de propriedades muito interessantes e promissoras.

Por acaso você sabe quais os benefícios apresentados pelas características do MTA? Nós, da Simpatio, separamos uma lista com todos eles para você. Acompanhe:

Sobre a Endodontia

Agora que você acabou de conhecer um elemento largamente utilizado em procedimentos endodônticos, nada melhor do que entender mais sobre a ciência da endodontia.

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais.

Em casos de cárie, fraturas dentárias, trauma dentário ou ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras doenças, o tratamento endodôntico é o mais indicado.

O tratamento de canal, como é popularmente conhecido, é exercida pelo profissional especializado em endodontia. Assim, dependendo da sua complexidade e gravidade, outros profissionais da área também são capazes de realizar.

O tratamento endodôntico é feito na parte interna do dente, ou seja, no canal. Desse modo, trata-se da extração da polpa, também chamada de tecido mole. Esse tecido pode estar inflamado, infectado ou até mesmo morto.

Assim, é necessário que o profissional intervenha, realizando o procedimento necessário e, em muitos casos, precisando recorrer ao uso do trióxido mineral agregado.

Sair da versão mobile