Simpatio
CLÍNICAS

Soda clorada é uma substância utilizada em consultórios

Soda clorada é uma das substâncias utilizadas nos consultórios

Presente tanto na limpeza quanto em tratamentos, apresenta resultados muito eficientes

O tratamento de canais radiculares é um dos mais comuns nas clínicas odontológicas. Um dos processos que ocorre nesse procedimento é a limpeza com soda clorada.

Conhecer as substâncias como a soda clorada e saber então qual a mais adequada para se usar em certos tipos de pacientes é fundamental para os dentistas.

Soda clorada nada mais é que uma concentração de Hipoclorito de sódio. Mais precisamente, é uma substância com uma porcentagem de 2,5% concentrada.

Ela é considera um dos desinfetantes mais eficazes para a limpeza dos canais radiculares.

Utilização da Soda Clorada

Como já citamos anteriormente, além de funcionar muito bem quando falamos limpar os canais radiculares, tem também outra função. Ela serve ainda como um desinfetante hospitalar para superfícies fixas e artigos não críticos.

Essa substância é considerada então como um desinfetante hospitalar de nível intermediário. Sua composição é a base de hipoclorito de sódio. Entre suas principais características e benefícios, podemos citar que:

Contraindicações da Soda Clorada

Assim como toda e qualquer substâncias química, existem cuidados a serem tomas para com o uso dessa solução de hipoclorito de sódio 2,5%.

Não é recomendado aplicá-la em objetos ou mesmo superfícies de metal. Além disso, é proibida também na desinfecção de alimentos, podendo causar uma séria intoxicação se ingerida.

Essas restrições se dão principalmente por esse ser um produto corrosivo. Por isso, é completamente perigoso utilizar também na desinfecção de água para consumo humano.

Soluções Irrigadoras em Endodontia

Sob tudo, as soluções irrigadoras em endodontia tem como seu principal objetivo em um processo de instrumentação conseguir realizar um aumento da permeabilidade dos dentes.

Esse é um processo importante pois, a partir disso, será possível então uma maior penetração da medicação intracanal, fazendo com que apresente uma maior efetividade no paciente.

Essa substância química é impactante, pois faz com que a ação do instrumento seja mais fácil e capaz de promover limpeza e desinfecção sobre as raspas de dentina excisada.

Além disso, mantém-as em suspensão e, consequentemente, permite a sua remoção.

Em todos esses procedimentos que citamos, existem as substâncias que são as mais utilizadas. Então, as mais empregadas e usadas no preparo em endodontia são:

São diversas as opções de realizar uma limpeza de canal radicular. Algumas características são particulares desse procedimento. Ficou interessado em saber como é essa limpeza? Continue lendo!

Irrigação do Canal Com Soda Clorada

Preparamos um passo a passo para facilitar a explicação de como funciona o momento da irrigação de um canal radicular:

  1. Ocorre a seleção das agulhas de irrigação e aspiração e preenchimento da seringa com solução irrigadora;
  2. Colocação da agulha da seringa irrigadora ate a entrada do canal radicular;
  3. Colocação da cânula suctora no nível de entrada;
  4. Com as agulhas na posição descrita, inicia- se a irrigação com leve pressão sobre o embolo da seringa;
  5. Para cada irrigação será utilizada aproximadamente 1ml de solução;
  6. Concluída a irrigação deve- se introduzir a cânula suctora o mais profundamente possível no canal, para a remoção dos dentritos;

Bom, após esse artigo, ficou clara a importância de realizar uma boa limpeza do canal radicular e como a soda clorada é um ótimo aliado nesse momento?

Sair da versão mobile