Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Síndrome do Túnel do Carpo afeta cirurgiões-dentistas

Síndrome do Túnel do Carpo afeta cirurgiões-dentista

O cirurgião-dentista pode desenvolver a patologia por conta do esforço repetitivo

O dentista precisa ter diversos cuidados durante o exercício da profissão, desde a esterilização dos instrumentos a cautela com a sua própria saúde. Um dos riscos físicos da odontologia é a síndrome túnel do carpo.

Por isso, nesse artigo, nós vamos conversar mais sobre a Síndrome do Túnel do Carpo. O que é? Como afeta a saúde? Por que os dentistas são tão afetados por ela?

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo. Essa estrutura anatômica se localiza entre a mão e o antebraço, na região que chamamos de punho. Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e, consequentemente, a síndrome do túnel do carpo.

Quais as causas da Síndrome do Túnel do Carpo?

Existem diversas causas que podem levar ao desenvolvimento da síndrome do canal cárpico. Dentre elas, a principal é a Lesão do Esforço Repetitivo, também conhecido como LER.

O LER é causado pelos movimentos repetitivos. Assim, profissionais que trabalham por horas realizando o mesmo movimento e até mesmo músicos costumam ser muito afetados pela doença.

Outros fatores comuns são:

Quais os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo?

A síndrome do túnel do carpo possui alguns sintomas bem característicos, enquanto outros podem ser sintomas em comum com outras doenças. Os principais sintomas dessa síndrome são:

Como a Síndrome afeta os dentistas?

Um cirurgião-dentista passa horas do seu dia sentado na mesma posição realizando procedimentos muito parecidos. Desse modo, os movimentos são repetitivos e constantes.

Além disso, a força empregada aos procedimentos e as vibrações dos instrumentos de odontologia podem acelerar o quadro.

Por isso, síndrome do túnel do carpo em dentistas é muito comum. Recomenda-se que o dentista avalie suas condições de trabalho e faça alongamentos durante o dia para prevenir a doença.

Qual o tratamento para a síndrome?

Os tratamentos para a síndrome do túnel do carpo levam em conta o grau da doença. Afinal, é uma doença que possui vários estágios, seus tratamentos vão do menos ao mais invasivo.

No estágio mais leve, o tratamento envolve imobilização, uso de anti-inflamatórios e muita fisioterapia.

Já o estado mais avançado, onde nenhum dos tratamentos faz mais efeito, é necessário realizar uma cirurgia para liberação do túnel carpal.

Por isso, se você quer evitar uma cirurgia, procure ajuda médica assim que sentir os primeiros sintomas da síndrome do túnel do carpo!

Sair da versão mobile