Rachaduras no dente podem causar nenhuma dor ou dor extrema ao paciente
Nós conversamos aqui sobre o dente trincado. Citamos, brevemente, a Síndrome do Dente Rachado e agora vamos conversar um pouco mais sobre esse problema bucal.
Um dente trincado é um dente que sofreu algum tipo de trauma. Isso causa um trinco na estrutura, que pode ser superficial ou profundo. Então, o que é a Síndrome do Dente Rachado?
A Síndrome do Dente Rachado é uma fratura incompleta em um dente, similar a um trincado, que ocasionalmente se estende à polpa. No entanto, a maioria das rachaduras são superficiais, ficando apenas no esmalte dentário.
Essa síndrome se destaca por gerar dois casos opostos: o paciente pode sentir uma dor extrema ou nenhuma dor!
O que causa as rachaduras?
Assim como os trincados, as rachaduras podem surgir depois de algum trauma. No entanto, é mais comum que essa síndrome apareça em dentes enfraquecidos por outros problemas dentários.
Dentes rachados costumam ter cáries mal tratadas ou restaurações mal cuidadas. Por isso a importância de manter consultas regulares ao dentista!
Sintomas da Síndrome do Dente Rachado
O dente rachado pode dar dores muito fortes ou nenhuma dor, como citamos aqui. Normalmente, esse e outros sintomas da síndrome são relacionados ao tamanho da rachadura.
Os sintomas mais comuns são:
- Um leve desconforto ou dor durante a mastigação (que pode se limitar a mastigação de alimentos mais duros);
- Dentes sensíveis, principalmente com o frio. Há, também, sensibilidade à mastigação de alimentos doces, ácidos, quentes e/ou frios.
- Sensibilidade ao ingerir bebidas alcoólicas.
Uma característica interessante dos sintomas da Síndrome do Dente Trincado é que muitos pacientes não conseguem apontar qual o dente problemático.
Esse é um dos fatores que pode atrapalhar o diagnóstico. Por isso, se você não tiver certeza do dente, deixe isso claro ao dentista. Isso vai levá-lo a fazer uma busca completa!
Existe tratamento para a Síndrome do Dente Rachado?
O tratamento dessa síndrome pode se complicar nos casos em que as rachaduras no dente são bem pequenas e superficiais, já que são mais difíceis de serem encontrados.
Mesmo assim, existem formas de cuidar da sua dor e evitar que o problema se agrave.
A partir da identificação da fratura, seu tamanho e causas, o tratamento é traçado. Pode envolver restaurações, tratamento de canal e uso de coroa dentária.
Tudo depende do tamanho das rachaduras e do quanto o dente foi comprometido.
No caso de outros problemas bucais estarem envolvidos, como cáries e problemas periodontais, o tratamento também envolve a resolução desses casos!
Como evitar a rachadura dos dentes?
A melhor forma de evitar qualquer problema bucal é cuidando da saúde da sua boca. Portanto, invista em uma boa escovação, com escovas macias e pastas de dente que fortaleçam a estrutura dentária como um todo.
Não se esqueça do fio dental e do enxaguante bucal, dois grandes aliados da saúde bucal. Além disso, visite seu dentista frequentemente para evitar problemas e tratá-los com rapidez caso eles surjam.
Tirou todas as suas dúvidas sobre a Síndrome do Dente Rachado? Agora que você sabe tudo sobre o tema, não deixe de se prevenir e procurar ajuda quando necessário!