Simpatio
PACIENTES

Dicas para manter uma boa saúde bucal na gestação

Dicas para manter uma boa saúde bucal na gestação

Doenças orais podem colocar em risco a vida do bebê

Ter um filho é um grande sonho para muitas mulheres. Porém, para uma gravidez saudável, é importante dar atenção à saúde bucal na gestação.

Os cuidados com a saúde bucal na gestação não são diferentes dos cuidados comuns, mas devem ser realizados com muito mais atenção.Afinal, os nove meses com um bebê à bordo não são nada fáceis.

Entre os principais cuidados para manter a saúde bucal na gravidez, estão:

Em geral, é de extrema importância que as pessoas prestem extrema atenção nos cuidados com sua saúde bucal. Para as gestantes, esse cuidado deve ser redobrado.

Isso porque uma série de doenças orais podem se desenvolver, prejudicar a saúde bucal da gestante e impactar a gestação. A infecção na gengiva, chamada de gengivite, é a mais comum delas.

Durante a gravidez, devido a algumas alterações hormonais, as mulheres se tornam mais suscetíveis ao surgimento dessas doenças.

Um dos principais impactos de um caso de gengivite durante a gravidez, além do aumento dos sangramentos gengivais e dores, é o possível nascimento prematuro do bebê.

A gengivite gravídica (nome recebido pela doença que acomete as grávidas), estimula a liberação de hormônios e sinais químicos que provocam contrações do útero e induzem o parto, como a prostaglandina.

Outra doença da cavidade oral que também ajuda a liberação dessa substância é a periodontite.

Desse modo, essas doenças, facilmente evitáveis com a realização de uma boa limpeza bucal, podem colocar em risco a vida do bebê.

Nesse quadro, as grávidas estão mais vulneráveis ao aparecimento de cáries. Isso porque, por se alimentarem mais vezes ao dia, aumentam o consumo de carboidratos e açúcares.

Para evitar esse problema nos dentes e promover uma melhor saúde bucal na gravidez, é recomendado que se tome maiores cuidados com a alimentação, seguindo uma dieta saudável.

É indicado que a grávida seja acompanhada por um profissional da área da odontologia durante todo o processo de gestação.

Assim, a prevenção e os cuidados para com os problemas orais são possibilitados.

Já existem profissionais que se dedicam aos estudos da odontologia para gestantes. Essa especialidade visa cuidados eficientes com uso menor de medicamentos (para que não prejudiquem a gravidez).

O auxílio do médico dentista também é importante para remediar os efeitos da erosão dentária que ocorre durante a gravidez.

Esse problema ocorre devido o contato entre os ácidos presentes no suco gástrico e os dentes, em momentos de azia e enjoo.

Dicas durante a gestação

Existem algumas dicas que facilitam a vida da gestante para os cuidados com a saúde bucal.

Escolher uma escova com cerdas macias, por exemplo, ajudam a evitar feridas e sangramentos na gengiva ocasionados pelo contato entre o acessório e os tecidos gengivais.

O uso de fio dental aprofunda ainda mais a limpeza dos dentes e evita qualquer acúmulo de restos de comida e bactérias, que podem vir a gerar doenças orais.

Escolher um creme dental de sabor suave pode ser útil para evitar e diminuir a incidência de enjoos.

Mulheres grávidas que fazem tratamentos com aparelhos ortodônticos devem prezar ainda mais pela saúde bucal na gestação. Isso porque os aparelhos facilitam o acúmulo de comidas.

Sair da versão mobile