Programas do governo auxiliam a saúde dos dentes dos brasileiros
O Brasil é um dos países que mais se destaca na odontologia. Por isso, é importante que a saúde bucal no Brasil seja analisada.
Além dos programas públicos que atuam na promoção da saúde bucal no Brasil, essa área se desenvolve tecnologicamente todos os dias.
Saúde bucal no Brasil: você tem curiosidade de saber suas principais características? Vamos conhecer todos os detalhes!
Curiosidades sobre a saúde bucal no Brasil
- O Brasil é um dos países que conta com mais dentistas no mundo. Ao todo, são cerca de 312 mil profissionais atuantes na área, segundo levantamento do Conselho Federal de Odontologia;
- A procura por tratamentos odontológicos estéticos vem aumentando cada vez mais entre os brasileiros, com aumento de 300% entre 2014 e 2017;
- Após a implementação de políticas públicas, a saúde bucal dos brasileiros deixou de ser muito afetada pelo problema da cárie dentária, sendo essa uma das doenças mais comum entre a população.
Saúde bucal no Brasil e políticas públicas
Com o passar dos anos, a odontologia na saúde pública começou a ganhar destaque no Brasil. Conheça alguns dos programas que unem atenção básica e saúde bucal no país.
Estratégia Saúde da Família
Promovido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Estratégia de Saúde de Família é um projeto que inclui medidas preventivas e um cuidado mais humano com o paciente.
Desse modo, o atendimento é realizado nos postos de saúde de alguns bairros do país. São feitos por equipes formadas por dentistas, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários.
Programa Brasil Sorridente
O Programa Brasil Sorridente é considerado maior programa de saúde bucal do mundo. Assim, ele foi promovido pelo Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Saúde Bucal.
Dessa maneira, o programa é constituído por medidas de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros.
Além disso, junto ao programa, foram implementadas as medidas nomeadas como Atenção Especializada. São elas:
- Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD): o financiamento para os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias é de extrema importância para manter o fornecimento de materiais odontológicos no SUS. Desse modo, esses estabelecimentos são responsáveis pela confecção e realização dos serviços de prótese dentária total, parcial removível, prótese coronária ou intrarradiculares e fixas ou adesivas.
- Centros de Especialidades Odontológicas (CEO): conhecido como CEO é caracterizado por ser um dos estabelecimentos de saúde que participam do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES. Desse modo, eles oferecem para a população diversos serviços. Tais como, diagnóstico bucal e cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros. Além de serviços de endodontia, periodontia especializada e atendimento a portadores de necessidades especiais. Os tratamentos realizados por esses estabelecimentos são os identificados pela Estratégia de Saúde Familiar e, posteriormente, diagnosticados como complexo.
- Assistência Hospitalar: a assistência hospitalar aumenta o espaço de médicos dentistas nos hospitais públicos. Isso possibilita a realização de cirurgias odontológicas nesses nesses locais. Além disso, existe a possibilidade de internação, caso requerido pelo médico dentista. Outra parte importante do projeto é a participação de profissionais da área da odontologia nos cuidados de pacientes oncológicos e com necessidades especiais.
Conhecer como funciona a saúde bucal no Brasil é de extrema importância para os cuidados dentários dos brasileiros.