Se a saúde bucal estiver acometida por algumas doenças, elas irão atrapalhar o rendimento esportivo do atleta
Manter uma rotina de exercícios é essencial para ter uma vida saudável. Mas você sabia que seu rendimento esportivo pode ser comprometido com a falta de higiene oral?
Pois é, pode parecer um pouco estranho, mas é muito comum. O nosso organismo fica mais fraco quando temos um problema na nossa boca. E isso afeta o nosso rendimento esportivo. Nesse artigo iremos entender mais sobre esse processo.
Rendimento esportivo é o resultado da performance do atleta, seja ele profissional ou amador. Um dos fatores que influenciam no desempenho é a saúde, inclusive a bucal.
Problemas bucais versus Rendimento Esportivo
Algumas das doenças bucais que comprometem o rendimento esportivo dos atletas são:
- Cárie: é uma lesão estrutural causada por uma bactéria no dente. Ela perfura o esmalte e forma placas duras e com coloração escura. Se não for tratada, pode causar abcesso;
- Doenças periodontais: elas têm três estágios, gengivite, periodontite e periodontite avançada, e representam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais;
- Má oclusão: desalinhamento da arcada dentária superior com a inferior;
- Alteração na ATM: também conhecida como DTM (disfunção temporomandibular), é uma doença crônica que pode impedir movimentos mastigatórios e respiratórios;
- Bruxismo: ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica.
- Desgaste dentário: deterioração e erosão dos minerais dos dentes. Acontece, geralmente, com os nadadores por conta dos compostos químicos das piscinas.
Todos esses problemas bucais comprometem o organismo, deixando-o mais fragilizado. Assim, o desempenho do atleta diminui.
Agora que você já sabe da ligação entre higiene oral e rendimento no esporte, se previna!
Como posso me prevenir?
A resposta é simples: com cuidados bucais diários. Ter uma atenção minuciosa com a higiene oral é essencial para manter a saúde bucal e evitar problemas futuros. Dessa forma, separamos algumas recomendações para você seguir e ter um rendimento adequado.
Escove os dentes 30 minutos depois das refeições e antes de ir dormir. Mas lembre: faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes. Os dentistas recomendam o uso de escovas de cerdas macias ou escovas elétricas.
Lembre-se de sempre escovar a língua porque ela, já que ela pode alojar bactérias que fazem mal à saúde da boca. Procure não passar a escova de forma brusca para não lesioná-la.
O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Utilize-o sem aplicar força excessiva para não machucar o tecido gengival.
Ainda no tema de higiene bucal e rendimento esportivo, o seu dentista pode passar algum enxaguante bucal ideal para você, complementando a limpeza bucal.
Procure incluir uma dieta balanceada à sua rotina. Por isso, consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais. E não se esqueça de se manter hidratado.
Além disso, fique atento para evitar o consumo de alimentos e bebidas que mancham e desgastam os dentes, como refrigerantes e cafés.
Com uma saúde bucal em dia, você se previne e garante um sorriso perfeito! Faça visitas regulares ao dentista, em especial ao odontologista do esporte, para checar se está tudo certo e garanta um rendimento esportivo ideal!