Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Raspador de língua auxilia na manutenção da saúde bucal

Raspador de língua auxilia na manutenção da saúde bucal

O uso do raspador de língua é primordial para combater a saburra lingual

A língua possui papel fundamental na saúde bucal. Se negligenciada, pode causar até mau hálito. Para limpá-la de maneira adequada, utilize o raspador de língua.

Se você notar que sua língua está com uma coloração mais esbranquiçada, como se houvesse uma camada sobre ela, isso significa que a limpeza não é está apropriada. O raspador de língua ajudará a remover os resquícios de comida que fomentam a proliferação de bactérias.

O raspador de língua é uma ferramenta de higiene bucal que serve para retirar a crosta branca que se forma na língua quando não limpamos ela corretamente, que normalmente é feito propriamente com a escova de dente.

Essa crosta branca carrega o nome de saburra lingual, que é uma secreção branca ou amarela que se instala no dorso da língua, mais precisamente nas papilas gustativas.

As bactérias ali presentes se alimentam dos restos de comida e das células mortas. Ou seja, para que isso se desenvolva a ponto de afetar o hálito, a má limpeza acontece há algum tempo.

Se você estiver utilizando o raspador e perceber que o problema persiste, não force! Isso poderia causar lesões na língua. Assim, ela descamaria, aumentando o número de bactérias.

Além disso, ela ficaria com uma sensibilidade alta, prejudicando a ingestão de alimentos e a limpeza. Portanto, não imponha uma força abrupta, tampouco seja agressivo. Essa não é o melhor modo de limpá-la.

Como usar o usar o raspador de língua

O formato do raspador lingual ajuda bastante durante o manuseio pois lembra um rodo. Sua haste também se encaixa anatomicamente à mão, o que facilita.

Vamos agora ao passo a passo de como usá-lo, que é simples:

Diferença entre raspador e limpador de língua

Embora os dois tenham a mesma funcionalidades, cada um apresenta uma especificidade que, na verdade, é mínima.

O limpador de língua, ao contrário do raspador, tem cerdas na ponta. Dessa maneira, causa mais enjoo às pessoas que possuem sensibilidade. Porém, é recomendado em casos que a saburra lingual em grau mais avanaçado.

O limpador requer atuação conjunta com sprays. Imagine a escovação sem pasta de dente. Ela não será eficaz como deveria. Já com o raspador, não é necessário. Pode-se usar, mas não é regra.

De qualquer forma, ambos são importantes para a limpeza da boca. O que varia mesmo é a preferência da pessoa, que podem se sentir mais confortáveis utilizando um ou outro.

Se interessou pelo raspador de língua? Consulte seu dentista antes. Ele indicará um que melhor se adeque às características da sua língua.

Sair da versão mobile