Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Quadrihélice: quando devo usar esse tipo de aparelho?

Quando devo usar o aparelho de tipo quadrihélice?

Aparelho ortodôntico visa expandir o arco palatino

Algumas pessoas contam com pouco espaço para o desenvolvimento de seus dentes, o que pode acarretar sérios problemas, como o apinhamento dentário. Para isso, existem tratamentos e aparelhos, como o quadrihélice.

Você conhece as indicações e os tipos de quadrihélice?

Quadrihélice é um tipo de aparelho fixo expansor utilizado para aumentar o arco palatino dos pacientes. Ele é indicado principalmente para pacientes que sofrem com a mordida cruzada posterior.

Quando é indicado o uso do aparelho quadrihélice?

O uso do aparelho quadrihélice é indicado principalmente para casos de mordida cruzada posterior. A mordida cruzada posterior é caracterizada por dentes superiores que ficam à frente dos inferiores.

Isso ocorre porque o osso mandibular não se desenvolve como deveria, ficando desarmonizado em relação ao maxilar. Dessa maneira, o aparelho para correção é utilizado mais comumente em dentições decíduas ou mistas.

Isso porque seu uso é mais eficiente em pacientes mais novos. Contudo, o tratamento também pode ser utilizado em dentições permanentes, em alguns casos especiais.

O tratamento visa a aplicação do forças no complexo dentoalveolar, comprimindo os ligamentos periodontais e, gradualmente, expandindo a estrutura palatina.

Essa expansão ocorre de forma simétrica na parte superior da arcada dentária. Ainda, esse tratamento pode ser realizado antes de outros tratamentos, como o uso de aparelhos ortodônticos.

Diferenças para outros expansores palatinos

O quadrihélice é um tipo de expansor palatino. Existem diversos tipos de expansor, utilizados para alinhamento da arcada dentária ou para fins estéticos.

Além disso, o expansor palatino também pode ser fixo ou móvel, com acrílico ou sem acrílico, com parafusos ou com molas. A mecânica de expansão pode ser lenta ou rápida.

No caso do aparelho quadrihélice, ele é fixo e conta com ação lenta e gradual, sendo que o tratamento comumente dura entre 4 e 6 meses.

Tipos de aparelho quadrihélice

Esse tipo de aparelho fixo para correção de mordida pode apresentar algumas variações dependentes de cada caso. Alguns exemplos são:

Constituição do aparelho quadrihélice

O aparelho é constituído por um fio de aço inoxidável, que pode ser de 0.8 ou 0.9mm de diâmetro. Além disso, ele conta com um arco palatino. Esse arco é formado por 4 helicóides, sendo que 2 são anteriores e 2 são posteriores.

Dessa maneira, ele pode tanto ser soldado nas bandas, quanto encaixado nos tubos linguais. Essas bandas são fixadas nos dentes posteriores.

Adaptação ao aparelho quadrihélice

A adaptação ao uso desse aparelho pode ser bastante complicada em um primeiro momento.

Isso porque o paciente pode encontrar dificuldades para realizar as funções comuns da cavidade oral, como falar e mastigar, durante os primeiros dias.

Ainda, podem ocorrer marcas ou feridas na língua, excesso de salivação e dores nos dentes após as ativações.

Contudo, é importante ressaltar que é acomodação do aparelho quadrihélice na boca ocorre de forma natural, ao passo que os dias de uso passam, deixando de provocar grandes incômodos.

Sair da versão mobile