Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Prótese bucomaxilofacial: quais são as áreas de atuação?

Quais são as áreas de atuação da prótese bucomaxilofacial?

Especialidade da odontologia atua em restaurações faciais

O ramo da odontologia apresenta inúmeras possibilidades para seus profissionais. A prótese bucomaxilofacial é uma delas.

Vamos conhecer mais sobre a prótese bucomaxilofacial?

Prótese bucomaxilofacial é uma especialidade da odontologia que visa a reabilitação da estética facial utilizando próteses.

Funções da prótese bucomaxilofacial

Essa especialidade da odontologia é responsável pela reabilitação e restauração protética de perdas ou malformações faciais.

É comum que problemas na face, por sua vez, sejam provocados por traumas, patologias ou até mesmo distúrbios de desenvolvimento.

Dessa maneira, o profissional atua na restauração de todo o vicerocrânio. O vicerocrânio é a parte do crânio onde estão localizados os olho, a orelha, o nariz e a boca.

Por isso, a atuação a prótese bucomaxilofacial pode ser extra oral ou intraoral.

As próteses extra-orais são aquelas que incluem próteses oculares, próteses óculo palpebrais, próteses auriculares e próteses nasais.

Já a próteses intraoral inclui próteses obturadoras maxilares, próteses velofaringeanas, próteses mandibulares e próteses elevadoras de palato.

Entre as possíveis áreas de atuação dessa especialidade, podemos citar:

Malformações facias

Fissuras labiopalatinas, também conhecidas como lábio leporino, são exemplos de disfunções que podem ser corrigidas pela especialidade.

Elas são malformações faciais congênitas. Isso significa que acontecem ainda durante o processo de gestação.

Após perdas maxilares ou mandibulares

Defeitos ou disfunções na região da maxila e mandíbula podem ser congênitos ou podem advir de traumas.

Dessa maneira, a especialidade reabilita a região visando restaurar as funções da mastigação, deglutição, fala e estética.

Tratamentos em pacientes oncológicos

Um tratamento oncológico é aquele que visa livrar o paciente de um câncer ou um tumor.

Contudo, esse tratamento pode deixar algumas sequelas em regiões como a cabeça e o pescoço.

Ao lado de uma equipe multidisciplinar, o profissional pode realizar os tratamentos mais adequados para aumentar a qualidade de vida do paciente.despertado

Após perdas oculares

Assim como as perdas maxilares e mandibulares, perdas e deficiências que afetem a região dos olhos podem ser frutos de traumas ou congênitas.

Desse modo, o especialista atua na confecção e desenvolvimento de próteses oculares.

Além de restaurar a função estética da face, essas próteses oculares também previnem o colapso e a deformidade palpebral e protegem a sensível cavidade anoftálmica.

Além disso, também estão inclusos nas habilidades de um profissional especializado em prótese bucomaxilofacial:

É importante ressaltar que o profissional que decidir se especializar nessa área pode optar por trabalhar em apenas uma dessas funções.

Diferenças para a cirurgia bucomaxilofacial

Assim como a prótese bucomaxilofacial, a área da cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial atua na restauração e reabilitação da face, boca e pescoço após traumas.

Contudo, nessa especialidade, a reabilitação é promovida pelos profissionais da odontologia através de procedimentos cirúrgicos.

As cirurgias podem ser de pequeno a grande porte e sua realização pode se dar tanto em consultórios odontológicos, quanto em ambulatórios e hospitais.

O local vai depender da gravidade e da urgência da cirurgia.

Para atuar nessa área, o profissional deve ter treinamento técnico de duração de quatro anos após o final da graduação em odontologia.

Que profissional exerce a prótese bucomaxilofacial?

O profissional que pode se especializar em prótese bucomaxilofacial é o dentista. Isso porque para reconstruir uma parte da face após um trauma, são utilizadas diversas técnicas e materiais comuns à odontologia.

Exemplo disso é o uso de alginato, utilizado para fazer moldagens, e de resina na prótese bucomaxilofacial.

Sair da versão mobile