Os problemas na fala normalmente ocorrem por conta de algum problema ortodôntico ou por conta da língua presa
É comum, em alguns momentos, que o dentista tenha que realizar um tratamento multidisciplinar. Ou seja, um procedimento que tenha a participação de outras especialidades. Quando o paciente apresenta problemas na fala, por exemplo, é de suma importância a atuação conjunta com o fonoaudiólogo.
Normalmente, os problemas na fala são desencadeados por duas razões: questões ortodônticas ou por conta da língua presa, que acontece em decorrência do encurtamento do frênulo lingual.
Os problemas na fala são aqueles que a pessoa evidencia quando pronuncia algum tipo de palavra, principalmente se tiverem as letras R, L, S, J e Z.
Agora, vamos aos principais motivos que causam dificuldade na fala, que, como dissemos, são em consequência de alterações ortodôntica.
Má oclusão prejudica a fala
A oclusão dentária é o contato entre a parte superior com a inferior da arcada dentária. Uma ótima oclusão garante 0 melhor funcionamento das atividades da cavidade oral.
Por isso, é importante que quem sofre com dentes desalinhados procure tratamentos que visem sua correção. E dentre essas funções estão a mastigação, a fonética e a deglutição.
Quando os dentes estão tortor, eles interferem na movimentação da língua. Assim, o paciente passa a ficar com a fala comprometida.
Aparelho ortodôntico causa problemas na fala
Os aparelhos ortodônticos são usados para fazer o alinhamento dos dentes quando eles crescem com uma má formação. Também servem para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais.
Entretanto, é comum que os pacientes se queixem de uma dificuldade no desenvolvimento da fala, em especial quem faz uso dos aparelhos fixos, palatinos e ortopédicos.
Em conjunto com o fonoaudiólogo, o paciente pode fazer sessões que tem como objetivo a retomada da fala correta do paciente.
Língua presa também prejudica a fala
A língua presa ocorre porque a membrana que fica embaixo da língua, popularmente conhecida como “freio”, é menor que o normal. Isso faz com que a pessoa tenha uma limitação dos movimentos da língua, não deixando que ela se mova livremente.
O problema na fala e saúde bucal também pode acontecer se a pessoa possui o frênulo postado um pouco antes do local adequado, ficando mais ao início da língua. Dessa forma, a pessoa não consegue nem levantar totalmente a língua.
Para tratar a língua presa, é comum intervir cirurgicamente. Mas fique calmo! O procedimento é muito simples.
O procedimento denomina-se frenotomia, que fará um pequeno corte no freio da língua. O dentista aplica uma anestesia local e, em seguida, com uma tesoura esterilizada, faz a cisão.
Isso ajuda a libertar a língua, deixando para trás todos os problemas que ocasiona. A cirurgia pode ser efetuada em qualquer pessoa, em qualquer idade, até mesmo em bebês. Após um dia, o paciente já está recuperado.
No entanto, se houver necessidade, a pessoa pode consultar o fonoaudiólogo, que a ajudará a se adaptar a viver sem o incômodo.
Portanto, antes de tudo, é necessário visitar o dentista se você notar que está com problemas na fala. Ele buscará identificar alguma disfunção para ver se está relacionada.