Entenda quais são as vantagens e desvantagens da realização de uma pós-graduação
Não existe segredo. Para ter sucesso e reconhecimento profissional é preciso estar em constante evolução. Por isso, muitos profissionais optam por realizar a pós-graduação em odontologia.
Assim, muitos entendem que apenas a graduação não é o suficiente. Eles sonham alto e,para conseguir o sonhado destaque no mercado, realizam a pós-graduação em odontologia.
Pós-graduação em odontologia permite aperfeiçoamento de técnicas, o aprofundamento em um campo específico, a atualização profissional e a possibilidade de trabalhar em outras áreas acadêmicas, fatores essenciais para o desenvolvimento da carreira.
O primeiro passo é a formação acadêmica
Antes de buscar pela pós-graduação odontológica, é preciso que você passe por algumas etapas. A primeira delas é a graduação no curso de odontologia.
Dentro da faculdade de odontologia, o futuro profissional estuda estruturas bucais, como os dentes, a boca e os ossos da face.
No ambiente universitário, é ensinado como fazer prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças orais. Ainda, o estudo pode ser focado em questões estéticas.
Além disso, a duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todos os cursos presenciais. As aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.
Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça um TCC, o temido trabalho de conclusão de curso.
Caso você opte por fazer o curso em uma instituição privada, a maioria delas custa em média R$1700,00 por mês. Mas, fique atento para as bolsas universitárias e programas de financiamento.
Quando você finalizar a faculdade e já estar com seu diploma, você pode atuar como um dentista generalista. Assim, atendimentos clínicos e tratamentos que são básicos serão a sua área de atuação.
Com a graduação finalizada, você pode buscar pela especialização. Por isso, os cursos de pós-graduação são os mais indicados.
Importância da pós-graduação em odontologia
O curso de graduação é apenas o primeiro passo de uma longa jornada acadêmica. Desse modo, para crescer na carreira, é necessário ir além e realizar uma pós-graduação.
Para isso, é necessário que o aluno conheça as suas ambições profissionais. Quando ele deseja trabalhar em um meio acadêmico, o ideal é realizar um mestrado ou doutorado.
Já quando ele deseja aprofundar o seu conhecimento em determinada área, o ideal é que realize alguma especialização.
Assim, podemos dizer que antes da tomada de qualquer decisão, é preciso possuir um planejamento em mente.
Vantagens da pós-graduação em odontologia
Agora iremos apresentar algumas vantagens em realizar o curso complementar, sendo elas:
- Ao realizar algum curso da área de especialização, o profissional deixa para trás a visão generalista de certo conhecimento e se torna um especialista. Pode-se dizer que ele sobre um degrau em sua carreira e, consequentemente vai em direção a um salário maior;
- Caso você deseje prestar algum concurso público, possuir uma especialização pode te favorecer. Isso porque em algumas provas, candidatos com pós-graduação no currículo ganham pontos extras, ficando melhor colocados no ranking final;
- A pós-graduação ainda favorece com que o profissional realize uma tremenda e importante troca de experiências. Isso ocorre devido a convivência com outros colegas especializados. Na maioria das vezes são pessoas que já estão há bastante tempo no mercado de trabalho;
- Quando falamos na questão do mestrado, é possível dizer que ele abre portas profissionais. O profissional adquire, inclusive, formação pedagógica, podendo trabalhar como professor de faculdade;
- Dependendo do curso que o dentista escolher, é possível realizar a pós-graduação e ainda estudar, simultaneamente. Caso isso não seja possível e o aluno não possua nenhuma fonte de renda, é possível que ele solicite uma bolsa durante o período do curso.
Agora você já conhece um pouco mais sobre os tipos de pós-graduação em odontologia, sua importância e suas vantagens.