Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Cuidados com ponto no dente são essenciais após extração

Cuidados com ponto no dente são essenciais após extração dentária

Confira aqui as dúvidas mais frequentes sobre o ponto no dente

Depois de uma extração, é comum dentistas fazerem um ponto no dente. Afinal, a sutura protege o local e também ajuda na cicatrização.

Porém, o ponto no dente costuma causar muitas dúvidas aos pacientes. Isso porque há o medo de mexer e causar acidentes na área depois da cirurgia. Mas fique tranquilo! Neste artigo vamos sanar todos os questionamentos.

O ponto no dente é uma sutura feita com fios específicos para fechar uma área. Geralmente, esse recurso é usado após uma extração de dente outras cirurgias na cavidade bucal.

A extração dentária é uma cirurgia invasiva. Ela remove  totalmente um ou mais dentes até a raiz. Ela só é feita quando o dente está inteiramente comprometido e não há mais nenhum outro tratamento.

Assim, o profissional coloca os pontos nas áreas que foram cirurgicamente tratadas. Isso porque ele vai proteger e cicatrizar o local. No pós-cirúrgico o paciente precisa tomar cuidados especiais com a cicatrização.

Por isso, é preciso estar atento aos pontos das extrações e com os pontos da cirurgia do siso, seja qual for o procedimento.

Mas e para retirar pontos da extração? Bom, se o profissional usou um fio não reabsorvível na cirurgia, o paciente deve ir até o consultório para a retirada dos pontos. Isso depois de 7 dias do procedimento.

Se o profissional usou um fio reabsorvível, não é preciso ir até o consultório. Os fios se soltam sozinhos. Mas é importante ressaltar que é preciso visitar o dentista para ele checar sua recuperação.

Cuidados com o ponto no dente

Escove os dentes 30 minutos depois das refeições e antes de dormir. Mas tome cuidado! Não escove de forma brusca. Ainda, evite passar a escova no local tratado.

Uma boa dica e alterativa é utilizar enxaguantes bucais. Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas no período da recuperação. Evite também alimentos sólidos e prefira alimentos líquidos e gelados.

Como já vimos nesse artigo, os pontos no dente são colocados para a proteção e cicatrização da área afetada. Para ter certeza de que você entendeu tudo, fizemos um resumo de tudo o que vimos até agora.

Qual o período de recuperação de uma extração do dente?

Normalmente, 7 dias.

Preciso ficar de repouso por quanto tempo?

É preciso ficar de repouso absoluto nas primeiras 24 horas. Repouso parcial depois de 2 e 3 dias da cirurgia.

Os pontos caem sozinhos ou eu preciso ir até o dentista?

Se o fio usado na sutura não for reabsorvível, o paciente precisa ir até o profissional. Assim, o profissional retira no próprio consultório o ponto. Se o fio for reabsorvível, não é preciso ir imediatamente ao consultório.

No entanto, o profissional deve analisar a área tratada. Em ambos os casos, os pontos saem depois de 7 dias da cirurgia.

Preciso tomar algum cuidado com o ponto?

Tomar cuidados com os pontos após extração de dente é fundamental. Cuide da higiene oral, não cutuque a área tratada, evite alimentos duros e quentes e não fume.

Pronto! Agora você já está prepara para cuidar do ponto no dente. Mas, não esqueça: faça uma visita ao seu profissional de confiança e converse com ele. Mantenha uma saúde bucal perfeita e tenha um sorriso saudável.

Sair da versão mobile