A placa lábio ativa normalmente é utilizada durante a fase de dentição mista do paciente
O alinhamento dos dentes é um processo que busca colocar os dentes em sua posição correta, corrigindo a má oclusão. E uma das técnicas ortodônticas para resolver esse problema é através da placa lábio ativa (PLA).
Ao pensar em ortodontia, é comum interligarmos o assunto com os aparelhos móveis ou fixos. No entanto, a placa lábio ativa também é uma alternativa. O dentista deve saber utilizá-la nos momentos certos para que ela atinja seu objetivo.
Placa lábio ativa funciona como um aparelho removível. Seu objetivo é reabilitar as disfunções da arcada dentária, principalmente o apinhamento dos dentes no período de dentição mista. Ou seja, no instante em que o paciente encontra-se em transição dos dentes de leite para os permanentes.
Como a placa lábio ativa age?
A placa lábio ativa ortodôntica transfere as forças do músculo peribucal a um local que funcionará como ancoragem, que normalmente são os primeiros molares.
A atividade de ancoragem consiste em utilizar um ponto fixo na boca para ajudar na movimentação de outros dentes.
Dessa forma, não haverá uma canalização de forças sobre os dentes anteriores que, por consequência, não ficarão apinhados.
Mesmo em repouso, a musculatura peribucal exerce uma força sobre a superfície vestibular da PLA. Essa força tende a aumentar durante a fala e a mastigação de alimentos.
No início do tratamento, as pressões são maiores, já que a região não está acostumada com a presença de um aparelho.
Portanto, conforme o uso, há uma diminuição desse esforço, o que obriga o dentista a passar a agir de outras maneiras. Por isso, o profissional deve saber bem quando e como usar a PLA para que ela seja eficaz.
Como é a placa lábio ativa?
A placa ortodôntica é composta por um fio de aço inoxidável com cerca de 1,10mm de diâmetro. Ela possui alças em suas extremidades que se encaixarão nos dentes do fundo.
À frente, existe um escudo de acrílico que funcionará para separar o lábio da face vestibular dos dentes anteriores.
Seu formato busca ser o menos prejudicial para a estética do paciente, não aparecendo quando sorri ou fala, além de não trazer incômodos, tampouco lesões.
Indicações da PLA
Como dissemos, o lip bumper, como é conhecido, é costumeiramente indicado no período em que o paciente encontra-se com dentição mista, atuando para recuperar espaço, o que irá precaver dentes apinhados no futuro.
Entretanto, ele pode ser introduzido ainda na dentição decídua, se o paciente tiver a queda precoce dos molares. O intuito mantém-se o mesmo: conservar espaço.
E também pode ser colocado na permanente, como reforço de ancoragem. Dessa vez, não está mais inserido na ortodontia preventiva, mas, sim, na corretiva.
Sobre a utilização da placa
O tempo desse tratamento ortodôntico está associado ao objetivo que o dentista pretende alcançar.
Por exemplo, se for como reforço de ancoragem, ele deverá permanecer até o final da fase de retração do segmento anterior. Se for para manter o espaço, ficará até a erupção total do dente permanente que está em evidência.
É importante que a pessoa use a placa lábio ativa o máximo possível durante seu dia, retirando-a somente no momento de se alimentar, de fazer a higiene bucal e de praticar esportes.