Implantes dentários realizados com pinos de titânio têm mais chance de êxito
Quando o paciente perde um ou mais dentes ou o dente não tem mais condições de ser recuperado por algum procedimento, deve-se recorrer à instalação de implantes dentários. Para isso, pinos de titânio em formato de parafuso são presos ao tecido ósseo e cobertos por uma coroa, normalmente de resina ou porcelana.
O objetivo do implante dentário é substituir o dente original, permitindo que o paciente coma, sorria e fale naturalmente. Os pinos de titânio exercem a função de raiz do dente, enquanto a coroa de porcelana ou resina tem a função de deixar ele com um aspecto mais natural.
Os pinos de titânio surgiram para fixar os implantes na boca do paciente. Seria necessário um material leve, que ao mesmo tempo fosse forte e resistente. Por sua vez, esse material teria que ter o mínimo de rejeição possível pelo organismo, e o titânio acaba sendo o elemento que melhor se encaixa nesses requisitos.
Propriedades do titânio
Para se fazer um implante dentário, é preciso prender um parafuso ao osso do paciente. Esse parafuso precisa se fixar ali, por isso, o corpo precisa preencher os pequenos espaços entre o osso e o parafuso com mais tecido ósseo.
O pino utilizado nem sempre era aceito pelo organismo, que rejeitava o material. Essa reação impedia a integração óssea, e o pino acabava se soltando ou ficando frouxo.
O titânio é um material organicamente compatível e oferece pouquíssimo risco de rejeição do implante. Há chances de sucesso do implante dentário de titânio em aproximadamente 98% dos casos.
Os 2% não aceitos geralmente ocorrem quando o paciente não segue as recomendações do dentista no pós-operatório, ou por conta do tabagismo. É comum, que o próprio organismo dos fumantes, apresente dificuldades no processo de cicatrização e aceitação do implante.
Nos demais pacientes, o implante de titânio tende a se integrar ao osso num prazo entre três e seis meses. Depois desse período, não há mais o risco dele se soltar, pois passa a fazer parte da estrutura de sustentação dos dentes.
Benefício do implante de titânio
Próteses dentárias ou as famosas dentaduras também podem substituir os dentes que estão faltando. Porém, elas não têm a mesma eficácia dos implantes de titânio.
Isso porque, as próteses dentárias não permitem a mesma liberdade que os implantes oferecem. Elas ficam apenas encaixadas na boca e não fixadas e calcificadas.
O implante de titânio ainda é a melhor opção. Ele não oferece o risco de se soltar da boca, possibilitando que as pessoas tenham uma vida social e profissional mais tranquila.
Os implantes de titânio em sua grande maioria não são rejeitados pelo organismo. Assim, eles são considerados o meio mais rápido e seguro do procedimento. Confira alguns dos benefícios provenientes desse tratamento:
- Segurança para falar, sorrir e comer, sem ficar receoso se os dentes permanecerão fixos ou não;
- Saúde, devido à possibilidade de mastigar melhor os alimentos. Isso ajuda a prevenir problemas digestivos e favorecendo a absorção de nutrientes;
- Qualidade de vida, já que os implantes de titânio são uma forma eficaz e segura de substituir os dentes naturais faltosos. Isso traz efeitos positivos para a saúde bucal, a saúde orgânica e o equilíbrio psicológico.
Uma vez implantados, os pinos de titânio têm extensa durabilidade. Portanto, quando o paciente realiza uma higiene bucal satisfatória e continua com suas visitas regulares ao dentista, não trazem nenhum tipo de complicação.