Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Paracetamol ajuda a minimizar efeitos da dor no dente

Paracetamol ajuda a minimizar efeitos da dor no dente

O uso do paracetamol não pode ser combinado com outros medicamentos que contenham a mesma substância, já que poderia configurar superdosagem

Algumas dores incomodam e até chegam a atrapalhar o nosso dia a dia. Por isso, é necessário o uso de alguns medicamentos para minimizar os efeitos. Um exemplo de medicamento é o paracetamol.

O tratamento com esse remédio depende do quadro clínico do paciente. Então, é fundamental consultar um profissional da área da saúde para entender como será o tratamento. Mas, afinal, o que é o paracetamol?

O paracetamol é um fármaco com efeito analgésico e antipirético, ou seja, ele trata dor e febre, principalmente. É comercializado em comprimidos com 750 mg. Ele pode vir em embalagens de 20 a 200 comprimidos. O comprimido de paracetamol é alongado e tem a cor branca.

É preciso ressaltar que a dosagem, a quantidade de comprimidos no dia e o tempo de intervalo entre uma dose e outra dependerão da prescrição do profissional.

Indicações e contraindicações do Paracetamol

O remédio é indicado nas seguintes situações:

Mas não podemos nos esquecer que o remédio é contraindicado em alguns casos:

Pacientes grávidas ou menores de 12 anos devem receber uma abordagem diferenciada. Por essa razão, o acompanhamento do médico ou do dentista durante o uso do medicamento é necessário.

Como o Paracetamol é usado na odontologia?

Vejamos agora como funciona seu protocolo medicamentoso na odontologia.

E algumas das situações que causam dores nos dentes são:

O paracetamol na odontologia não deve ser utilizado como método de tratamento. Ele é apenas uma suplementação do recurso terapêutico providenciado pelo dentista, evitando que o paciente sinta dores, por exemplo. Dessa forma, o profissional deve localizar o que está causando o problema e resolvê-lo.

Reações adversas do Paracetamol

As reações adversas ao medicamento podem se manifestar de forma diferente em cada paciente. No entanto, elas estão relacionadas com a quantidade ingerida e com a duração do tratamento.

Algumas das reações mais frequentes são:

Ao sentir qualquer desconforto, o uso do paracetamol deverá ser suspenso e o médico ou o dentista deverá ser comunicado imediatamente.

Os profissionais indicam que esse fármaco não deve ser misturado com outros remédios que também contenham paracetamol em sua fórmula, já que isso poderia ocasionar em uma superdosagem da substância.

A superdosagem, por sua vez, traz consequências graves para o nosso organismo:

Além disso, o uso do medicamento combinado com bebidas alcoólicas é estritamente proibido.

Portanto, esteja atento às recomendações do seu profissional de confiança. Assim, você consegue ter um tratamento com o paracetamol de forma adequada e livre de consequências graves.

Sair da versão mobile