Simpatio
PACIENTES

Conheça a ortopedia funcional dos maxilares

Conheça a ortopedia funcional dos maxilares

Tratamentos desta especialidade têm mais eficácia quando começam cedo

Já escutou estalos ou sentiu dores durante a mastigação? Apesar de comuns, essas duas situações podem indicar alterações. Por isso, quando notamos essas anormalidades, o correto é buscar profissionais especializados em ortopedia funcional dos maxilares.

O nome pode ser estranho para muitos. No entanto, a ortopedia funcional dos maxilares é reconhecida como uma especialidade odontológica pelo Conselho Federal de Odontologia em 2001.

A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade da odontologia que trata mudanças e desequilíbrios musculares, ósseos e do funcionamento dos maxilares do paciente.

Essa especialidade odontológica usa como tratamento os aparelhos móveis, que agem na parte superior e inferior. Esse método é indolor e não traz riscos para as raízes dos dentes e nem para os ossos dentários.

Quem são os pacientes?

Normalmente, o tratamento da ortopedia funcional é iniciado quando o paciente tem 2 ou 3 anos de idade.

Isso porque se as alterações forem diagnosticadas logo na fase dos dentes de leite, o paciente não precisará fazer procedimentos no futuro, como cirurgias de correção óssea ou extração dos dentes.

No entanto, o tratamento também pode ser feito em pacientes com idades mais avançadas, que apresentam problemas na musculatura do maxilar.

Preciso da ortopedia funcional dos maxilares?

Como já vimos, a ortopedia funcional é recomendada para alterações bucais, como os desequilíbrios ósseos e musculares.

É importante procurar por um profissional dessa área quando você apresentar as seguintes alterações na região da boca e maxilares:

Benefícios do tratamento

Um tratamento dessa especialidade é feito com os aparelhos móveis e soltos. Quando aplicados de forma adequada pelo profissional, e quando paciente se dedica ao tratamento, os benefícios serão:

Fique ligado! Caso você apresente algum indício de que irá precisar da ortopedia funcional dos maxilares, procure um profissional de confiança. No caso de crianças, busque um odontopediatra especializado.

Sair da versão mobile