Ícone do site Simpatio
CLÍNICAS

Odontologia do Trabalho: detalhes da especialidade

Odontologia do Trabalho: detalhes da especialidade

Confira aqui como funciona a odontologia do trabalho

No ambiente de trabalho, é importante cuidar da saúde dos empregados. Mas, além dos cuidados médicos, há também os cuidados com a saúde bucal. Por isso, na área odontológica, existe a odontologia do trabalho.

Essa especialidade tem como finalidade evitar doenças ocupacionais. Mas, afinal, o que é a odontologia do trabalho?

A odontologia do trabalho é um ramo odontológico que tem como objetivo evitar que os funcionários de um local tenham problemas bucais. Assim, ele preza pela manutenção da higiene oral de todos os funcionários.

Desde 2007, a obrigatoriedade da presença de um profissional dessa especialidade odontológica nas empresas é discutida no Congresso Nacional.

Quais são as funções de um dentista do trabalho?

Entre as atividades dos profissionais da especialidade odontológica estão:

O profissional não precisa atuar em todas essas funções, ele pode ter prioridades dentro da empresa e trabalhar apenas com alguns segmentos.

A importância do profissional é extrema. Ele garante a produtividade e a saúde de todos os que trabalham no ambiente.

Exames odontológicos

Dentre os exames odontológicos que os dentistas do trabalho precisam realizar, estão:

Formação profissional

Dentro da faculdade de odontologia, o futuro profissional estuda estruturas bucais, como os dentes, a boca e os ossos da face.

No ambiente universitário, é ensinado como fazer prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças orais. Ainda, o estudo pode ser focado em questões estéticas.

A duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todos os cursos presenciais. As aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.

Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça um TCC, também conhecido como trabalho de conclusão de curso.

Caso você opte por fazer o curso em uma instituição privada, a maioria delas custa em média R$1700,00 por mês. Mas, fique atento para as bolsas universitárias e programas de financiamento.

Quando você finalizar a faculdade e já estar com seu diplomas, você pode atuar como um dentista generalista. Assim, atendimentos clínicos e tratamentos que são básicos serão a sua área de atuação.

Mas, e a odontologia do trabalho? Pois é, mesmo com o diploma, você não poderá atuar como um profissional desse ramo. É preciso que você faça uma especialização em odontologia do trabalho. Uma pós-graduação é ideal.

Sair da versão mobile