Simpatio
PACIENTES

Microbiologia oral e sua relação com a odontologia

Conheça a microbiologia oral e sua relação com a saúde bucal

Confira aqui como a microbiologia oral é aplicada na odontologia

Dentro da nossa boca existem estruturas bucais importantes para a nossa alimentação, movimentação, fonética e até respiração. Mas, já parou para pensar que alguns microrganismos também estão constantemente na nossa cavidade bucal? Pois é exatamente nesse cenário que a microbiologia oral entra.

Ela está diretamente ligada à odontologia. Isso porque a microbiologia oral consegue identificar a função dos micróbios na boca do paciente. Assim, doenças bucais podem ser diagnosticadas.

A microbiologia oral é a ciência que estuda os microrganismos presentes na boca. Além disso, estuda as interações e as funções dos micróbios na boca.

Importância da microbiologia oral

Algumas das funções mais importantes da microbiologia em saúde bucal são:

Tipos de microrganismos

Como vimos, a microbiologia bucal estuda os microrganismos presentes na nossa boca. Esses organismos são:

Eles apenas podem ser vistos por meio do microscópio. Por isso, as amostras são analisadas em um laboratório de microbiologia.

O cirurgião-dentista pede por uma biópsia do material coletado na boca do paciente. Assim, são analisados quais os tipos de micróbios presentes na cavidade bucal e se há risco de manifestação de alguma patologia oral.

Doenças bucais estudadas pela microbiologia

Algumas das doenças bucais causadas por microrganismos são:

Como me prevenir?

A melhor forma de prevenir que os micróbios se acumulem na boca e acabem desenvolvendo doenças bucais é cuidar da sua higiene oral.

Manter cuidados orais básicos e diários ajudam a ter uma saúde bucal. Por isso, separamos etapas importantes para você seguir.

Primeiro, você deve escovar os dentes 30 minutos da refeição. Além disso, não esqueça da escovação antes de dormir.

Mas, lembre: além dos dentes, escove a língua também! Escovas com cerdas macias são recomendadas pelos dentistas.

Não esqueça de passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia entre os dentes e perto da gengiva. Além disso, se o dentista recomendar, passe um enxaguante bucal para completar a limpeza.

Faça visitas regulares ao seu dentista de confiança! Assim, você mantém um sorriso perfeito e pode tirar todas as suas dúvidas sobre a microbiologia oral.

Sair da versão mobile